Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 20 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco: ninguém é excluído da casa de Deus

WEB2-AM01-Antoine-Mekary-ALETEIA-AM_1568.jpg

Antoine Mekary | ALETEIA

Reportagem local - publicado em 11/10/20

"Jesus, Deus não tem medo da nossa alma ferida de tanta maldade, porque nos ama, nos convida"

O Papa Francisco comentou no Angelus desse domingo, em Roma, a parábola do banquete nupcial descrita no Evangelho de São Mateus.

Em um domingo chuvoso na Praça de São Pedro, o Papa explicou que, com a parábola, “Jesus traça o projeto que Deus concebeu para a humanidade”.

O rei que “preparou a festa de casamento do seu filho” é a imagem do Pai que organizou para toda a família humana uma maravilhosa festa de amor e comunhão ao redor de seu Filho unigênito”.

Ele manda seus servos chamarem os convidados que, por estarem ocupados com outros afazeres, recusam o convite, “não querem ir à festa”, como acontece conosco muitas vezes, ao darmos preferência “aos nossos interesses e coisas materiais, em vez do Senhor que nos chama”.

Tesouros do Reino

“Mas o rei da parábola não quer que a sala fique vazia, porque deseja doar os tesouros de seu reino” – explica o Papa – e diz aos seus servos para irem às encruzilhadas dos caminhos para convidar aqueles que encontrarem.

É assim que Deus se comporta: quando ele é recusado, em vez de desistir, repropõe e convida a chamar todos aqueles que estão na encruzilhada dos caminhos, sem excluir ninguém. Ninguém é excluído da casa de Deus.

Segundo o Papa, é para essa humanidade das encruzilhadas que o rei da parábola envia seus servos.

Assim, a sala de banquetes enche-se de “excluídos”, aqueles que estão “fora”, daqueles que nunca pareceram dignos de participar de uma festa, de um banquete de casamento. Antes pelo contrário, o rei diz aos mensageiros” para chamarem todos, “bons e maus, todos. Deus chama também os maus (..). Jesus, Deus não tem medo da nossa alma ferida de tanta maldade, porque nos ama, nos convida”.

Periferias

E a Igreja precisamente é chamada a ir até as encruzilhadas de hoje, isto é, às periferias geográficas e existenciais da humanidade, aqueles lugares à margem, aquelas situações em que se encontram acampados e vivem migalhas de humanidade sem esperança.

Segundo o Papa, trata-se de não se acomodar nas formas cômodas e usuais de evangelização e de testemunho da caridade, mas de abrir a todos as portas do nosso coração e das nossas comunidades, porque o Evangelho não é reservado a poucos eleitos.

Também aqueles que estão à margem marginalizados, mesmo aqueles que são rejeitados, aqueles desprezados pela sociedade, são considerados por Deus dignos do seu amor. Para todos Ele prepara seu banquete: justos e pecadores, bons e maus, inteligentes e incultos.

Condição

Mas o Papa explicou que o Senhor coloca uma condição: usar o traje de festa, uma “espécie de capa que cada convidado recebia de presente na entrada, pois as pessoas iam como estavam vestidas, como podiam se vestir, não usavam roupas de gala.”

Mas ao entrar na sala repleta e saudar os “convidados de último hora”, o rei observa que um deles está sem as vestes. Como rejeitou o presente gratuito, “se auto excluiu. Assim, não restou ao rei que jogá-lo fora. Mas, “por quê?”, pergunta Francisco, que explica:

Porque não aceitava o dom. Porque o chamado de Jesus é um dom. É um presente, é uma graça. Este homem aceitou o convite, mas decidiu que não significava nada para ele: era uma pessoa autossuficiente, que não tinha o desejo de mudar ou de se deixar transformar pelo Senhor.

O Papa Francisco prosseguiu:

O traje de festa – aquele manto que é um dom, um presente – simboliza a misericórdia que Deus nos dá gratuitamente. A graça. O convite de Deus que te leva à festa, é uma graça. Sem a graça tu não podes dar um passo na vida cristã. Tudo é graça. Não basta aceitar o convite para seguir o Senhor, é preciso estar disponível para um caminho de conversão, que muda o coração. A veste da misericórdia, que Deus nos oferece incessantemente, é um dom gratuito do seu amor, é precisamente a graça. E requer ser acolhido com estupor e alegria: “Obrigado Senhor por me ter dado este dom”.”

Telefone ao padre Júlio Lancellotti

Saindo do texto, Francisco fala de seu telefonema ao padre Júlio Lancellotti na tarde de sábado, ele que trabalha com o Povo da Rua na Arquidiocese de São Paulo:

“Ontem à noite, consegui telefonar para um padre italiano idoso, missionário da juventude no Brasil, mas sempre trabalhando com os excluídos, com os pobres. E vive essa velhice em paz: “queimou” a sua vida com os pobres. Esta é a nossa Mãe Igreja, este é o mensageiro de Deus que vai às encruzilhadas dos caminhos.”



Leia também:
Papa: para vencer o coronavírus, é preciso superar a cultura do egoísmo


PAPA FRANCISCO NA PRAÇA DE SÃO PEDRO

Leia também:
Papa Francisco: os anjos da guarda existem e são nossos companheiros

(Com Vatican News)

Tags:
Papa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia