Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Parem de reinventar a doutrina católica: fiquemos com a verdade!

JESUS

Christian Cable | CC BY 2.0

Pe. Gabriel Vila Verde - publicado em 11/11/20

"O ser humano é ávido por novidades. Todavia, em matéria de fé, só existe uma novidade: Jesus!"

Parem de reinventar a doutrina católica: fiquemos com a verdade! Palavras mais, palavras menos, foi esta a oportuna exortação que o pe. Gabriel Vila Verde fez aos fiéis nesse texto via rede social:

Na carta de São Paulo a Tito, ele deixa bem claro: “Que o teu ensinamento seja conforme à sã doutrina”. Por que o Apóstolo se preocupava tanto com isso? Porque ele sabia da nossa inclinação para as novidades. Tudo que é novo nos chama à atenção, nos seduz, nos contagia. O ser humano é ávido por novidades. Todavia, em matéria de fé, só existe uma novidade: JESUS! Por isso nós repetimos o que Cristo falou e fazemos o que Ele ordenou. Toda e qualquer novidade que se afasta da doutrina católica, deve ser rejeitada por nós como uma doença contagiosa. Deixe que o mundo se encante com as ideologias e fantasias. Quanto a nós, fiquemos com a verdade sobre a família, a Igreja, a Eucaristia, os mandamentos, enfim. Quem um dia decidiu ser católico, também se decidiu pelas repetições. Eu, simples padre, não tenho nada de novo para dizer. O que eu digo hoje, os apóstolos e os santos já disseram. Quem quiser algo novo, aconselho a procurar outra religião!

Parem de reinventar a doutrina católica

Aliás, não é a primeira vez que o padre convida os católicos a conhecerem a sua fé para “não se perderem por falta de doutrina”. Ele também comentou no ano passado, por exemplo:

Já no Antigo Testamento, Deus falava pela boca do profeta Oseias: “O meu povo se perde por falta de conhecimento“. Esta palavra, como toda Palavra de Deus, é viva e atual. Hoje, muitos católicos estão perdidos por falta de doutrina. Sabem de tudo, menos do essencial. Muitos não sabem o que é o Santíssimo Sacramento e por isso não fazem a sua adoração, nem na Missa, nem diante do Sacrário. Não sabem fazer uma Confissão, e, quando fazem, contam seus problemas e não os seus pecados. Não sabem o significado das imagens, da veneração à Nossa Senhora, e, por isso, caem facilmente na lábia dos protestantes. Não sabem o que é Céu, Inferno e Purgatório, e por isso acreditam em reencarnação e gostam de ler sobre Chico Xavier. Não sabem que faltar a Missa aos domingos é pecado mortal, e, por isso, só vão à igreja em ocasiões especiais. É por toda essa situação que a Igreja padece tanto. O remédio, na minha humilde opinião, é simples e objetivo: uma colher de catequese, uma caixa de doutrina e algumas gotinhas de Fé.

Padre Gabriel Vila Verde

Leia também:
Pe. Gabriel: “É necessário ralar muito para entender o que é ser católico”

Tags:
DoutrinaIgrejaVerdade
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia