Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Como fazer da oração uma conversa com Deus

JAK NAUCZYĆ DZIECI MODLITWY

Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 03/12/20

Não podemos ver em Deus uma máquina de venda automática de bênçãos

A oração, muitas vezes, pode ser um meio de descarregar todas as nossas petições. De fato, frequentemente, vemos Deus mais como uma máquina de venda automática de bênçãos do que uma pessoa que amamos.

Entretanto, a oração é, acima de tudo, uma forma de nos relacionarmos com Deus e termos uma conversa honesta com Ele.

O monge francês Dom Jean-Baptiste Chautard relata várias dicas úteis em seu livro “A Alma de Todo Apostolado“. Nele, o autor explica como fazer a oração mental e como encará-la mais como uma conversa. Diz ele: 

“A oração mental”, diz Santa Teresa, “nada mais é do que uma conversa amigável em que a alma fala, de coração a coração, com Aquele que sabemos que nos ama.” Uma conversa de amor … Mesmo que eu o tenha negligenciado por muito tempo, Jesus me chama com ternura para a oração mental e me oferece uma ajuda especial para falar essa linguagem de fé, esperança e amor, que, como diz Bossuet, é exatamente o que minha oração mental deve ser.

Oração e conversa 

Uma estratégia é encarar a oração como uma verdadeira conversa com um pai amoroso, vendo Deus como ele realmente é e como ele deseja falar constantemente conosco. Chautard afirma: 

Vou resistir a este apelo de um Pai que chama até o pródigo para vir e ouvir a Sua palavra, para falar com Ele como um filho; para abrir seu coração a ele e ouvir as batidas dele?

Chautard acreditava que ter uma conversa com Deus era vital para uma vida de oração frutífera, mas que não isso não precisava ser complicado: 

Uma conversa simples. Eu serei eu mesmo. Vou falar com Deus da minha tibieza, ou dos meus pecados. Vou falar com Ele como um pródigo, ou com o calor do meu fervor. Com a simplicidade de uma criança, colocarei meu estado de alma diante Dele, e só usarei palavras que expressem o que realmente sou.

Oração e simplicidade 

A chave para promover este tipo de oração é a simplicidade, falar a Deus com sinceridade e de coração. Não precisamos, portanto, de palavras sonoras ou orações complicadas. Tudo o que precisamos, de fato, é revelar a Deus nosso coração e todos os cuidados que estão atualmente nele.

Portanto, se conseguirmos fazer isso, tratando a oração como uma conversa, nossa alma se beneficiará com isso e Deus nos trará paz.

Nem sempre podemos discernir a resposta de Deus para nós, mas o processo de conversar honestamente com Deus aproximará nosso coração do Coração de Jesus.

Assim, o resultado de minha conversa será elevar minha alma ao nível da santidade de Cristo, para que Ele possa moldá-la à Sua própria semelhança.


WOMAN,MASS,CANDLES

Leia também:
Como rezar, se eu ainda não aprendi a falar com Deus?

Tags:
Oração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia