Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Presentes dos Reis Magos: os pilares da nossa vida espiritual

3 MAGI,MANGER

Public Domain

Philip Kosloski - publicado em 06/01/21

Os presentes oferecidos ao Menino Deus podem ser interpretados como símbolos de caridade, oração e penitência

Os presentes dos Reis Magos são muito simbólicos e costumam ser usados ​​para explicar a missão de Jesus como sacerdote, profeta e rei.

No entanto, eles também podem ser aplicados à nossa vida espiritual, já que representam diferentes partes dela.

Angelo Cagnola, no século 19, refletiu sobre o simbolismo dos presentes dos Reis Magos. Disse ele:

“Devemos aprender a reconhecer nos Magos os primeiros frutos da nossa vocação à fé e a agradecer a Deus por termos sido feitos cristãos. Devemos aprender também a seguir o chamado divino e a oferecer a Jesus Cristo o ouro da caridade, o incenso da oração e a mirra da santa mortificação e penitência cristã.”

Presentes para a vida espiritual

Esses três aspectos da vida espiritual, portanto, são os “pilares” para seguirmos o exemplo de Jesus Cristo, como menciona o Catecismo da Igreja Católica:

“O cristão deve esforçar-se por aceitar, como uma graça, estas penas temporais do pecado, suportando pacientemente os sofrimentos e as provações de toda a espécie e, chegada a hora, enfrentando serenamente a morte: deve aplicar-se, através de obras de misericórdia e de caridade, bem como pela oração e pelas diferentes práticas da penitência, a despojar-se completamente do «homem velho» e a revestir-se do «homem novo»”(Catecismo da Igreja Católica, 1473).

Oração aos Reis Magos

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena compôs uma oração que também faz a conexão entre os presentes dos Reis Magos e os pilares da vida espiritual:

“Ó Jesus, eu te adoro, pois tu és o Senhor meu Deus. Tu me mostraste que desejas a minha pobre cooperação a fim de realizar a vinda do Teu Reino. Queres que eu ore, sofra e trabalhe pela conversão dos que estão próximos e dos que estão longe. Desejas que eu também coloque diante da manjedoura os dons dos Reis Magos: o incenso da oração, a mirra da mortificação e do sofrimento suportado com generosidade por amor a Ti e, finalmente, o ouro da caridade, a caridade que vai tornar meu coração total e exclusivamente Teu. Caridade esta que me estimulará a trabalhar, a me dedicar à conversão de pecadores e infiéis, e à maior santificação de Teus eleitos. Ó meu amoroso Rei, cria em mim o coração de um apóstolo. Se eu pudesse colocar aos Teus pés hoje o louvor e a adoração de todos na terra! Deixa Tua estrela brilhar para mim hoje e me indica o caminho que leva diretamente a ti! Que este dia seja uma verdadeira Epifania para mim, uma nova manifestação para minha mente e coração de Tua Grande Majestade.”

Portanto, ao examinarmos nossa vida espiritual, procuremos incorporar nela os presentes dos Reis Magos, ou seja, a oração, a caridade e a penitência. Elas são essenciais para viver uma vida cristã e nos ajudarão a seguir Jesus, onde quer que ele nos conduza.

Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia