Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Encontre o sorriso radiante de Nosso Senhor Jesus em sua vida

Jesus Christ

yoeml | Shutterstock

Tom Hoopes - publicado em 02/02/21

Mesmo se você se esquecer de fazer outras orações, não se esqueça do seu exame de consciência, mas certifique-se de que o está fazendo assim

Em uma recente homilia em sua paróquia em Irvine, Califórnia, o Pe. Joe Horn deu alguns bons conselhos.

“Por favor, façam um exame de consciência diário. Não entrando no local escuro de seus pecados e pensando em como você é horrível, mas sim saindo para a gloriosa luz do Filho de Deus e pensando sobre quão maravilhoso Ele é. Assim, você poderá ver suas sombras espirituais com mais clareza.”

Nossos pecados são os momentos de nossa vida em que bloqueamos as bênçãos de Deus; os pecados são as sombras espirituais que projetamos.

O conselho do padre: “Pense sobre os vários eventos do dia, veja em sua mente todas as muitas maneiras como o sorriso radiante de Nosso Senhor Jesus estava iluminando esses eventos, e depois disso faça a si mesmo duas perguntas: 1. Quando Deus e eu agimos juntos para que eu fosse um caminho da luz de Deus para o mundo? e 2. Quando eu bloqueei Sua luz?”

Deus é a base de todo ser

O que o padre Horn diz é tão verdadeiro e importante que o professamos no Credo todos os domingos.

“Eu creio em um só Senhor, Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus”, proclamamos na missa, e então adicionamos algo significativo: “por meio dele foram feitas todas as coisas”.

Pense sobre isso. Deus é a base de todo ser, e Jesus Cristo é “Deus de Deus, Luz da Luz”, de quem todas as coisas foram feitas. Isso significa que cada coisa que vemos, tocamos, saboreamos, sentimos e experimentamos foi feita por meio de Jesus Cristo.

Cada coisa linda que você vê foi feita por Aquele que é a Beleza Perfeita. Cada coisa verdadeira participa de sua verdade, cada bondade participa de seu amor, cada ato positivo está em sua justiça e cada perdão está em sua misericórdia. Cada dor e tristeza que você experimenta podem ser unidas a Cristo crucificado e seu convite para tomar a sua cruz e segui-Lo.”

Viver na presença da graça de Cristo

Também significa que você vive o dia todo na presença da graça de Cristo – não apenas os momentos em que está na igreja ou rezando.

É por isso que o padre Michael Gaitley enfatizou a importância dessa abordagem no exame de consciência.

“Para Santo Inácio de Loyola, o exame de consciência é um dos exercícios espirituais mais poderosos que uma pessoa pode fazer fora dos sacramentos. Inácio disse que você pode até perder sua meditação alguns dias. Você pode até sentir falta do seu rosário. Você pode até perder sua leitura espiritual. Mas há uma coisa que ele quer que você nunca perca: o seu exame de consciência.”

Comece seu exame de consciência agradecendo a Deus pelas bênçãos do dia

Durante anos, minha família instituiu uma regra durante nossa oração noturna: você não podia pedir nada a Deus a menos que primeiro agradecesse a Ele por algo.

Isso ensinou-nos como é fácil esquecer o quanto devemos ser gratos.

Em primeiro lugar, agradecemos a Deus pelas coisas pelas quais não temos que rezar. Nosso telhado não está vazando, o carro está funcionando, ninguém está doente – ou se alguém está doente, agradecemos porque poderia ser muito pior.

Então, agradecemos a Deus por coisas que consideramos certas, mas que realmente não devemos tê-las totalmente como garantidas – que eu tenho um emprego, que temos o dom da fé e uma igreja por perto, e que temos uma comunidade de amigos.

Também é útil ser específico sobre as coisas que este dia nos deu para agradecer a Deus – a ótima conversa desta manhã, o elogio que o filho mais novo recebeu durante o dia e a sobremesa que comemos depois do jantar.

Quando você olha para sua vida dessa forma, a luz do céu preenche o seu dia

O Céu não é a recompensa para as pessoas que têm sua papelada em ordem; é a casa do Pai, o depósito de sua bondade e sua graça.

E, como disse o padre Horn, o sorriso radiante do Pai está preenchendo nossa vida já neste instante.




Leia também:
Como entronizar o Sagrado Coração de Jesus em sua casa (e no coração)


Papa Francisco

Leia também:
Papa Francisco: a grande bênção de Deus é Jesus Cristo

Tags:
DeusJesus
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia