Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Prece para antes de iniciar o jejum quaresmal e se manter firme nele

WATER

Shutterstock | Jesus Cervantes

Reportagem local - A12 - publicado em 16/02/21

Santo Afonso escreveu esta oração no início da Quaresma para que conseguisse manter o seu compromisso com o jejum

A Igreja Católica recomenda tês pilares básicos a serem seguidos durante a Quaresma: jejum, esmola e oração. O objetivo é que esses exercícios espirituais nos ajudem a progredir nas virtudes cristãs. Além disso, eles também fazem-nos meditar sobre o verdadeiro sentido deste tempo de preparação para a Páscoa.

Entretanto, hoje em dia, muita gente reclama de ter que fazer jejum e desanima de fazê-lo antes mesmo de começar a Quaresma. O argumento? Geralmente é o seguinte: “É apenas mais uma Quaresma e eu não vejo sentido em jejuar. O jejum não provoca mudanças”.

Santo Afonso, entretanto, rebateria de forma veemente esta afirmação. Ele escreveu que até mesmo o maior pecador poderia começar sempre de novo com Deus, pois Seu amor é incondicional. Dizia ele:

“Deus não abandona ninguém. Portanto, quanto mais desconsolado você está, tanto mais deve se entregar em suas mãos”.

Inclusive, em uma meditação para a Quarta-feira de Cinzas, Santo Afonso, fez uma oração para que conseguisse manter o seu compromisso com o jejum até o fim da Quaresma.

Com esta prece, podemos também incentivar uma vida de oração mais intensa e atos de caridade que possam ajudar o próximo em situação de necessidade.

Oração para antes de iniciar o jejum

“Senhor, concedei-me a graça de começar este solene jejum com devida piedade e de continuá-lo com devoção constante, a fim de que, chegada a Páscoa, depois de ter ressurgido convosco para a vida da graça, seja digno de ressuscitar também para a vida da glória. Fazei isto pelo amor de Maria Santíssima. Amém!”

Fonte: A12.com


FAST

Leia também:
Você acha difícil fazer jejum? Olhe para Jesus na cruz

Tags:
JejumQuaresma
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia