Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Semana Santa: a semana das semanas

lent

Rick Schroeppel | Shutterstock

Hozana - publicado em 26/03/21

Esta semana também é chamada de "Semana Maior". Você sabe por quê?

Se você é católico, com certeza conhece a expressão “Semana Santa”. Mas você sabia que ela também é chamada de “A Semana Maior”? Ela é maior não somente porque ao invés de ter sete dias, ela contém oito – sendo dois domingos, mas sobretudo porque ela celebra o coração do mistério de nossa salvação.

Ela é uma semana de grande importância para toda a humanidade, o centro da história e ao mesmo tempo seu fim, já que ela aponta e conduz ao fim da nossa caminhada na terra, a nós que desejamos a Vida eterna.

Essa salvação se realiza na Páscoa do Cristo, que passando pelo sofrimento e pela morte, entra na vida nova da ressurreição. Em Jesus, o Filho de Deus, a humanidade tem acesso à Páscoa eterna. Nesse sentido, São Paulo nos diz que “nós somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura” (Fl 3,20-21).

Todos os anos a Igreja nos oferece esse tempo forte e de muitas graças, considerado o ápice do ano litúrgico, que começa no domingo de Ramos e segue até o Domingo de Páscoa.

A liturgia da Semana Santa

A liturgia nos convida então a acompanhar Jesus passo a passo, desde sua chegada em Jerusalém, até o encontro de Jesus ressuscitado com os discípulos, passando pela colina do Gólgota onde foi crucificado. Toda essa trajetória alimenta nossa fé e nos ajuda a compreender e a experimentar o grande amor de Deus por nós.

A Semana Santa contém vários eventos de grande importância para nós:

– O Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus na cidade santa de Jerusalém.

– O Tríduo Pascal (três dias):

  • Quinta-feira Santa: Jesus lava os pés dos apóstolos e institui a Eucaristia e o sacerdócio.
  • Sexta-feira Santa: Jesus sofre e entrega sua vida por amor por nós.
  • Sábado Santo: o corpo do Senhor está no túmulo. Dia de silêncio. Nenhuma celebração é feita durante o dia.

– A grande vigília Pascal: que acontece no sábado à noite para celebrar a ressurreição de Jesus. Em seguida, no domingo, continuamos a celebrar com grande júbilo a presença viva de nosso Senhor.

O catecismo da Igreja católica diz: “a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras: é a «festa das festas», a «solenidade das solenidades», tal como a Eucaristia é o sacramento dos sacramentos (o grande sacramento). […] O mistério da ressurreição, em que Cristo aniquilou a morte, penetra no nosso velho tempo com a sua poderosa energia, até que tudo Lhe seja submetido” (§1169).

Reviver os acontecimentos com Jesus

Participar das celebrações litúrgicas propostas pela Igreja, é de grande importância para que possamos (re-)viver esses eventos como se estivéssemos ao lado de Jesus em Jerusalém. Elas despertam em nós sentimentos de compaixão, de contrição e de reparação, além de nos dar forças para carregarmos nossa cruz, nos ajudar a viver na esperança e a entrar na alegria da ressurreição e da Vida eterna.

Deixo então um convite: Vamos consagrar um tempo maior à oração e à meditação dos mistérios que celebramos nessa grande e bela semana? A rede social de oração Hozana e a Comunidade Doce Mãe de Deus propõem para você o retiro virtual de Semana Santa: Volta ao Teu Deus.

De 28 de março a 3 de abril, esse retiro virtual te ajudará a celebrar a ressureição do Senhor e a viver intensamente esses dias santos (clique aqui para participar). Aproveitemos o quanto for possível de tudo o que é proposto nesse tempo em nossas paróquias, comunidades, movimentos, e por que não também nesse grande continente virtual?

Podemos achar que já conhecemos todos os mistérios dessa bela semana… mas a Palavra sempre traz uma luz nova para nossos caminhos.

Que Deus os abençoe e lhes conceda a graça de uma abençoada Semana Santa.

Pe. André Favoretti, via Hozana 


PAI E FILHO REZANDO

Leia também:
Como se preparar da melhor forma para a Semana Santa

Tags:
JesusMortePaixãoSemana Santa
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia