Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Semana Santa: as celebrações que antecedem o Tríduo Pascal

PALM SUNDAY

Public Domain

Mário Scandiuzzi - publicado em 26/03/21

Mesmo em meio à pandemia, podemos nos preparar para viver bem este período importantíssimo para a nossa fé

A Semana Santa se aproxima e pelo segundo ano consecutivo estamos enfrentando uma pandemia. Por causa do crescente número de casos de Covid-19, muitas cidades estão com medidas sanitárias rigorosas, que impedem a realização de missas com a presença dos fiéis.

Mas dentro da realidade de cada município, podemos nos preparar para viver bem este período de grande importância para nossa fé.

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. Neste dia relembramos a entrada de Jesus em Jerusalém. O Filho Unigênito de Deus é aclamado como Senhor e Rei. E mesmo sabendo o que viria pela frente, seguiu seu caminho. Muitas vezes sabemos que vamos enfrentar problemas e dificuldades. E devemos seguir nosso caminhos com fé e confiança em Deus.

Segunda-feira

Na segunda-feira, o Evangelho mostra Jesus reunido com Lázaro, Marta e Maria, anunciando que em breve não estaria mais entre eles. O salmo do dia nos diz: “O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei?” (São 26, 1).

E este deve ser o nosso sentimento, de que Deus está sempre ao nosso lado, em todas as situações.

Terça-feira

O Evangelho da terça-feira nos traz a última ceia. Jesus diz que sua entrega é a glorificação de Deus. Ele ainda fala sobre a traição de Judas e a negação de Pedro. O Salmo mostra uma oração de confiança: “Sede-me uma rocha protetora, uma cidadela forte para me abrigar; e Vós me salvareis, porque sois meu rochedo e minha fortaleza” (Salmo 70, 3).

Quarta-feira

Na quarta-feira da Semana Santa a liturgia nos mostra um trecho do livro de Isaías: “Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei os olhos de bofetões e cusparadas. Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado” (Isaías 50, 6-7). E no evangelho, Jesus prepara a última ceia sabendo que um dos discípulos O entregaria aos sumos sacerdotes.

Mas Ele não recuou, pois sabia que iria cumprir o plano de Deus para dar a salvação a todos. Neste dia muitas paróquias realizam a procissão do encontro. As mulheres partem de uma igreja, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Os homens carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus coroado de espinhos, carregando a cruz. Em determinado ponto há o encontro das duas procissões. É uma celebração das dores e tristezas das pessoas que vivem com Cristo, aquele que supera todas as dores.

Quinta-feira Santa (manhã)

E na manhã da quinta-feira, a missa da unidade, quando são abençoados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Bispo e sacerdotes reafirmam o compromisso de servir a Cristo.
Que nestes dias possamos refletir ainda mais sobre a mensagem de Jesus, o filho de Deus que veio ao mundo para nos dar a salvação.

Que possamos seguir seu exemplo com amor e confiança nas promessas do Pai.


PAI E FILHO REZANDO

Leia também:
Como se preparar da melhor forma para a Semana Santa

Tags:
evangelhoSemana Santa
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia