Aleteia logoAleteia logo
Aleteia
Quarta-feira 27 Outubro |
Aleteia logo
home iconEspiritualidade
line break icon

A Divina Misericórdia sabe ser exigente

Miséricorde

© Fred De Noyelle / GODONG

Jean-Michel Castaing - publicado em 22/04/21

Como podemos apelar a Deus se nos recusamos a ver nossos pecados? Se não queremos que Deus nos trate como adolescentes retardados ou ajudantes incapazes, vamos começar por nos comportar como adultos

O homem de hoje é sensível à dimensão da misericórdia do ser e da ação de Deus. Mas, em épocas passadas, a espiritualidade insistia tanto na justiça divina que muitos se afastaram da religião. Eles creditavam que esse caminho era muito íngreme e muito abrupto, considerando seu sentimento de culpa e sua convicção de “não estar à altura da tarefa”. 

Felizmente, Santa Teresa de Lisieux e Santa Faustina vieram lembrar ao povo cristão que o atributo da misericórdia prevalecia em Deus sobre o da Sua justiça. Mas isso significa que Deus ignora todas as exigências de Sua criatura? Que as noções de bem e mal são abolidas? Significa que o chamado à santidade é opcional? Claro que não!

Misericórdia e verdade

Através da Divina Misericórdia, Deus convida o homem a fazer o bem e a rejeitar as más práticas contrárias à caridade.  Assim, longe de ser uma virtude divina que nos faria perceber o mundo com lentes cor-de-rosa, a misericórdia divina, pelo contrário, evidencia os males que desfiguram a Criação. Visto por seu prisma, o mundo aparece com suas asperezas mortais. A espiritualidade que flui da devoção à Divina Misericórdia não é uma escola de escape. O recurso à compaixão do Senhor é acompanhado por um dever de verdade e clareza sobre a nossa situação, bem como sobre a realidade externa. Assim como a misericórdia nunca é condescendente para com a pessoa que dela se beneficia, também nunca suaviza o mal de que ela é vítima ou responsável.

Coragem de enfrentar o mal

Não querer encarar o mal e recusar-se a lutar contra ele, diretamente ou com a ajuda de Deus, são dois obstáculos para colocar em prática a misericórdia. Não é um sentimento, uma pena sem efeito, mas um princípio ativo, como a misericórdia divina que, na Páscoa de Jesus, pagou um alto preço para nos salvar. 

Desta forma, verdade e misericórdia andam de mãos dadas. Na verdade, como podemos ajudar nosso próximo se permanecemos cegos para o mal que o destrói? E no que nos diz respeito, como podemos apelar a Deus se nos recusamos a ver nosso pecado? Se não queremos que Deus nos trate como adolescentes retardados ou ajudantes incapazes, vamos começar por nos comportar como adultos, tendo a coragem de reconhecer nossos erros e nossas faltas contra a caridade. Deste modo, a justiça e o apelo à misericórdia se reconciliarão em nós. 

O significado da santidade de Deus  

Hoje em dia, não é o medo do rigor de Deus que impede o apelo à Sua misericórdia, mas sim o relaxamento moral e o relativismo. O homem pós-moderno não consegue mais discernir muito bem a direita da esquerda, como os habitantes de Nínive no livro de Jonas. 

Para corrigir esse erro, é necessário que a proclamação da compaixão de Deus ande de mãos dadas com a lembrança de Sua santidade. Por exemplo, por pena, não temos o direito de empurrar um paciente incurável ao suicídio assistido. A Divina Misericórdia é um princípio ativo que não só se compadece de nossos infortúnios, mas nos livra deles. Para integrar esta verdade, o homem de hoje terá primeiro que reconhecer a onipotência de Deus, bem como o significado do bem e do mal.

Também aí a correlação entre misericórdia e santidade-verdade é um desafio para refinar e purificar o sentido religioso das consciências dos nossos contemporâneos. Precisamos de um vasto programa para ensinar novamente a santidade de Deus sem assustar os homens com sentidos morais e religiosos contundentes! 

Para tanto, será uma questão de destacar a habilidade compassiva e exigente de Deus, evitando alienar nossas mentes, apresentando-O como um Júpiter ameaçador e irado! É uma aposta fascinante ensinar àqueles que perderam o sentido do bem e do mal as exigências da misericórdia divina com … misericórdia. Uma aposta que não é nada menos que a libertação do mal e o gozo da vida eterna!

Misericórdia, a verdade de Deus

Enfim, a verdade não deve aparecer, no binômio que se forma com misericórdia, como o elemento desagradável e o único responsável por esclarecer as situações negativas. A verdade é também a revelação de que Deus é em seu ser profundo. Em Si mesmo, Ele é misericordioso. 

Duas passagens famosas, tiradas da Sagrada Escritura, ilustram essa afirmação. No Êxodo, Deus consente em revelar o seu mistério a Moisés, mas “O Senhor passou diante dele, exclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso…”

De fato, esta revelação vem após uma primeira teofania que enfatizou a onipotência divina (“Eu sou o que sou”) e a presença de Deus para o Seu povo. Agora, nesta segunda revelação, Deus se revela não apenas como um Deus de ternura, mas também de misericórdia, perdão e amor. 

Misericórdia e Bíblia

Esta revelação (chamada de “fórmula da graça”) é mais importante do que a primeira porque segue a promessa de Deus de revelar Seu Nome a Moisés.  Então, esta segunda revelação é a única passagem do Êxodo em que Moisés se prostrou diante de Deus, o que ele não fez diante da sarça ardente. De fato, é diante da verdade da misericórdia que o libertador de Israel adora a Deus. Na verdade, é nela que ele reconheceu o Ser divino.

O segundo exemplo que ilustra a verdade da misericórdia como o atributo principal de Deus vem do evangelho de Lucas. No episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim, o evangelista chama Jesus de “Senhor” pela primeira vez em seu relato (com exceção dos anjos na noite de Natal). E o faz mencionando a sua compaixão pela viúva: «Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela». 

“Senhor” é a tradução grega do impronunciável Nome de Deus na língua hebraica. Além disso, para Lucas, dar esse título a Jesus por ocasião desse episódio equivale a definir, por meio do Filho de Davi, o Ser divino como Misericórdia. Portanto, não há misericórdia sem verdade, mas também não há verdade sem misericórdia, visto que esta é a Verdade de Deus!

Tags:
Divina MisericórdiaMisericórdia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Top 10
1
SANDRA SABATTINI
Francisco Vêneto
Primeira noiva em processo de canonização na história foi beatifi...
2
EUCHARIST
Reportagem local
O que fazer se a hóstia cair no chão durante a Missa?
3
Transplante de rins
Francisco Vêneto
Transplante de rim de porco em humanos: a Igreja tem alguma objeç...
4
Pe. Jonas Magno de Oliveira e sua mãe
Francisco Vêneto
Mãe de padre brasileiro se torna freira na mesma família religios...
5
Papa Francisco
Francisco Vêneto
Papa Francisco: “Tenho medo dos diabos educados”
6
As irmãs biológicas que se tornaram freiras no instituto Iesu Communio
Francisco Vêneto
As cinco irmãs biológicas que se tornaram freiras em apenas 2 ano...
7
Don José María Aicua Marín
Dolors Massot
Padre morre de ataque cardíaco enquanto celebrava funeral
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia