Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Pentecostes: ser aquilo que Deus quer

Holy Spirit

Fred de Noyelle | Godong

Hozana - publicado em 21/05/21

Há coisas para mudar em sua vida, em seus relacionamentos? Peça o Espírito Santo!

Conta-se que um padre chegou a uma paróquia complicada e em péssimo estado. Três anos depois, o bispo veio visitá-lo, percebeu grandes melhorias e disse: – “Que bela obra o Espírito Santo está fazendo através de você!” O pároco respondeu ao bispo: “Sim, excelência, mas você tinha que ver o estado da paróquia quando o Espírito Santo estava cuidando dela sem mim!”

Piadas a parte, celebrar Pentecostes é comemorar o dia em que o Senhor enviou o seu Espírito sobre todos os apóstolos e a Virgem Maria reunidos no Cenáculo de Jerusalém. É também um convite para clamarmos: “Vinde, Espírito Santo!”, na certeza de que esse feito não é somente algo do passado, mas que este mesmo Espírito nunca cessou de ser derramado sobre a humanidade.

Por que pedir o Espírito Santo hoje? 

Com base na Palavra de Deus, escolhi dois dentre vários motivos para partilhar com você: 

1º: “Eu vos darei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (Ez 36,26):

Todos, ou quase, concordamos que o grande ensinamento de Jesus “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34) é algo bom e belo que queremos viver plenamente.

Mas, experimentamos que a falta de perdão, o ciúme, o egoísmo, a mentira e muitos outros sentimentos ligados ao nosso temperamento e à nossa história, nos impedem de viver o Amor. Sim, muitas vezes temos um coração de pedra!

Para remediar a isso, o Espírito Santo faz um “transplante de coração”. Obviamente, eu uso um termo médico para falar de uma realidade espiritual. O coração na Bíblia é considerado como a sede das atividades da alma em todas as questões de sensibilidade, inteligência, vontade e consciência moral.

Este coração de carne que o Espírito Santo nos dá é um coração flexível e tônico, capaz de bombear o oxigênio do Amor de Deus para todas as áreas de nossa vida.

Há coisas para mudar em sua vida, em seus relacionamentos? Peça o Espírito Santo!

Auxílio à fraqueza

2º: “O Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém” (Rm 8,26):

A vontade de Deus é que sejamos santos como Ele é santo. Mas, concretamente, em nosso cotidiano, como sabemos o que fazer, como fazer e quando fazer? Porque queremos, espero, fazer sempre o bem! Sem a ajuda do Espírito Santo, muitas vezes não sabemos nem por onde começar! 

Aprendemos que devemos orar, conversar com Deus para pedir-lhe que nos guie. Contudo, frequentemente não sabemos como orar, o que dizer a Deus, nem como ouvi-lo. Assim sendo, temos a impressão de que nossa oração é estéril, que estamos perdendo tempo com uma espécie de amontoado de palavras que sem direção alguma: pedidos, intercessões, louvores, agradecimentos… De vez enquanto nos perguntamos se estamos realmente rezando.

Preparar para a festa de Pentecostes

Felizmente, o Espírito vem em auxílio de nossa fraqueza. É por isso que gostaria de te convidar para preparar a festa de Pentecostes confiando especialmente suas fraquezas ao Senhor. No site Hozana você encontrará um belo retiro animado pela Comunidade Emanuel. A cada dia você será convidado a meditar sobre como os dons do Espírito Santo podem nos ajudar a vencer os pecados capitais e assim auxiliar-nos no dia a dia a sempre viver e invocar este poderoso auxílio que o Senhor nos deixou.

Peçamos a Ele que inspire nossa oração, para que seja justa e bela. Não importa o meio jeito de orar, o mais importante é perceber que na oração não é Deus quem se inclina em minha direção para realizar os meus desejos, mas é o Espírito Santo que age em mim, me transforma por dentro e me ajusta à vontade do Pai.

Acolher o Espírito Santo a dois

Para ter um novo coração e para orar como convém, nós pedimos: “Vinde, Espírito Santo!”, e que tal clamar a vinda do Espírito Santo a dois

O Espírito Santo é a presença ativa de Deus em nós, é a força do amor. Ele é o Amor! O Espírito Santo atua em todos os casais, sobretudo, naqueles que estão unidos pelo sacramento do matrimônio cristão, pelo qual criam uma comunhão de amor indivisível. O Espírito Santo está presente diariamente no dom recíproco dos cônjuges. Um casal que vive do Espírito Santo ama de uma forma sobrenatural

Se este crescimento resulta de uma ação progressiva e sobrenatural de Deus em nós, cabe a nós criar as condições favoráveis para que isso aconteça.

É pensando nisso que o site Hozana e o movimento “Vivre d’Amour” oferece para você uma caminhada de 9 dias para criar condições favoráveis a que Deus faça crescer o Seu fruto na vida e no coração do casal! Quanto mais este fruto se desenvolve em nós, mais o nosso amor crescerá.

Você é casado(a) e deseja viver essa experiência com seu cônjuge? Participe então, desse belo itinerário! Você receberá todos os dias, uma imagem inspiradora, uma Palavra, uma reflexão e uma proposta de ação para fazer crescer o amor e enaltecer a vida em casal. 

Eu termino com uma frase que certa vez ouvi do padre Jonas Abib: “Desde que experimentei a efusão do Espírito Santo, ainda não me tornei quem Deus quer que eu seja, mas não sou mais quem eu era antes!”

Feliz festa de Pentecostes

Padre André Favoretti, do Hozana

Tags:
Espírito SantoPentecostes
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia