Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

3 dicas para visitar Jesus no Sacrário

TABERNACLE

Adam Jan Figel - Shutterstock

Tabernacle.

Philip Kosloski - publicado em 07/06/21

Não se esqueça de visitar Jesus de vez em quando; Ele está presente de maneira única na Sagrada Eucaristia

As igrejas católicas preservam hóstias consagradas dentro de um sacrário (tabernáculo). Originalmente, isso era feito para manter algumas hóstias extras para distribuir aos doentes.

Então, eventualmente, essa tradição assumiu o objetivo de permitir uma devoção mais ampla a Jesus, que está verdadeira e substancialmente presente na hóstia eucarística.

As igrejas começaram a manter Jesus eucarístico dentro do sacrário para que os fiéis pudessem passar um tempo de oração silenciosa diante dele.

Por esta razão, muitas igrejas permanecem abertas durante o dia para facilitar esses encontros, convidando os cristãos a passar e adorar Jesus no tabernáculo.

O Papa Francisco tem defendido muitas vezes que as igrejas devem permanecer abertas para que as pessoas possam parar para ter um momento de adoração e encontro com Jesus.

Aqui estão algumas dicas curtas sobre como visitar Jesus no Sacrário.

1. Planeje a visita ao sacrário

Planeje um horário específico em sua agenda para visitar Jesus, ou é provável que você não o faça. A visita ao sacrário pode ser feita, por exemplo, no intervalo de alguma outra atividade que você possa ter perto da igreja.

Não precisa ser por muito tempo, pois até cinco minutos na frente de Jesus podem ser benéficos para nossa alma.

São João Bosco foi um grande defensor dessas visitas, explicando como isso pode fortalecer nossa alma contra o diabo.

Você quer que o Senhor lhe dê muitas graças? Visite-O com frequência. Você quer que Ele lhe dê poucas graças? Visite-O raramente. Você quer que o diabo o ataque? Visite Jesus raramente no Santíssimo Sacramento. Você quer que o diabo fuja de você? Visite Jesus com frequência. Você quer derrotar o diabo? Refugie-se muitas vezes aos pés de Jesus. Você quer ser conquistado pelo diabo? Esqueça a visita de Jesus.

Meus queridos, a Visita ao Santíssimo Sacramento é uma maneira extremamente necessária de derrotar o diabo. Portanto, vá visitar Jesus com frequência e o diabo não sairá vitorioso contra você.

2. Pode ser uma visita simples

Às vezes pensamos que cada visita a Jesus precisa ser intensa, cheia de orações específicas ou leitura espiritual.

No entanto, o que muitas vezes é mais poderoso é simplesmente “sentar-se” com Jesus.

A contemplação é o olhar da fé, fixado em Jesus. «Eu olho para Ele e Ele olha para mim» – dizia, no tempo do seu santo Cura, um camponês d’Ars em oração diante do sacrário (CIC 2715)

3. Faça uma mera saudação

Uma das maneiras mais simples de fazer uma “visita” extremamente curta é fazer um gesto de adoração ao passar por uma igreja católica.

Isso pode ser feito sempre que você estiver passando por alguma igreja mas não pode parar naquele momento. Você pode fazer o Sinal da Cruz quando passar pela igreja.

Sempre que São Francisco de Assis avistava uma igreja católica à distância, ele era visto se ajoelhando e louvando a Deus. Muitas vezes ele dizia as seguintes palavras, as quais também indicava aos seus frades.

Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, nesta igreja e em todas as igrejas do mundo, e nós te damos graças, porque pela tua santa Cruz, tu redimiste o mundo. Amém

Tags:
EucaristiaJesus
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia