Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Por que devemos agradecer, ao invés de desanimar?

Desafio Quaresmal: doação

Goncharov Artem | Shutterstock

Tom Hoopes - publicado em 29/06/21

Deus está derramando bênçãos sobre sua vida agora. E isso é o principal motivo que deve fazer você seguir em frente

Você está sempre querendo desanimar ou ficar ansioso? Não se sinta assim! Deus está derramando bênçãos sobre sua vida agora. Ofereça a ele o “sacrifício de louvor e ação de graças” para se lembrar de Seu amor.

Agradeça a Ele pelo tempo de ler que você está aproveitando agora, em uma sala confortável, em uma cadeira confortável ou em um local externo. Agradeça a ele pelas pausas que você teve hoje e ontem. Seja grato especialmente pelo tempo para orar.

Seja grato a Ele pelos confortos materiais que preenchem sua vida: comida, abrigo, roupas, saúde, água potável. Muitas pessoas não têm essas coisas.

Agradeça a Ele pela beleza que você vê ao seu redor, especialmente a beleza que você pode ver agora ou notou recentemente. Ou seja: árvores lindas o céu, que é uma paleta em constante mudança, a forma como o vento sopra a grama ou as folhas, os reflexos brilhantes do sol ou as sombras profundas dos dias nublados. E agradeça a ele pela beleza interna – seus móveis, decoração e até mesmo seu telefone foram projetados para serem agradáveis ​​aos seus olhos.

Seja grato a Deus pela verdade, pela ordem no universo e nossa habilidade de conhecê-la. Agradeça a ele pelas verdades precisas reveladas pela matemática e pelas verdades expansivas reveladas pela poesia, religião e arte. Pela vasta visão do cosmos e as verdades microscópicas das moléculas que a ciência nos dá, pelas verdades profundas sobre a pessoa humana e as verdades sutis sobre cada um que encontramos na literatura e na vida diária.

Agradeça a Ele pela bondade do mundo, pelos muitos atos gentis que você experimentou pessoalmente ontem e hoje, por parte daqueles que o amam ou pela bondade de estranhos. Seja grato por cada palavra gentil e sorriso, pelo trabalho de outras pessoas – aqueles que trabalham em linhas elétricas, manutenção de ruas, caminhões de lixo, policiais e serviços de celular. Agradeça a ele pelas cadeias de suprimentos que chegam até você da fazenda ao dono da mercearia, da fábrica ao envio para sua casa. Agradeça a ele pelo triunfo da bondade em todos os lugares – para empregadores, profissionais de saúde, professores e voluntários locais, e para veteranos, exploradores, inventores, heróis e santos em todo o mundo.

Seja grato a Deus por aqueles que dedicaram seu tempo e paciência para ajudá-lo a aprender a ler, escrever e fazer matemática, e por aqueles que o formaram na fé. Agradeça a ele por seus antepassados ​​que suportaram dificuldades por Jesus Cristo, os discípulos ou seus pais. Agradeça a ele pela Bíblia; os Evangelhos, os Dez Mandamentos, os Salmos e as Bem-aventuranças – e para o ensino da Igreja; o magistério, o catecismo e aqueles que os promovem. Agradeça a Deus pelas grandes devoções católicas: o Sagrado Coração, a Mãe Santíssima, São José e, sobretudo, a Adoração Eucarística.

Agradeça a Ele pelas cruzes que o tornaram mais forte: a disciplina que você recebeu que o levou a mais autocontrole, as vezes em que você perdeu algo ao qual estava se agarrando com muita força, a grande tristeza que te ajudou a confiar mais em Deus. Seja grato também pela decepção esmagadora que o fez fazer perguntas difíceis e encontrar respostas importantes, peloo sofrimento que abriu espaço em seu coração para mais amor, pelas orações não respondidas que você vê agora que deveriam ser deixadas sem resposta e pelas pequenas irritações que o lembram de que você não é o centro do mundo.

Demonstre gratidão a Deus pelos dons da fé, esperança e amor que tantas vezes vêm por meio da cruz de Cristo. Ele agonizou por causa de seus pecados, foi açoitado por eles, carregou-os para o Calvário e depois morreu de braços abertos para mostrar a você que Ele o perdoa. Ele ressuscitou dos mortos para cancelar a sua morte, subiu ao céu para dar-lhe a sua missão e enviou o seu Espírito Santo para enchê-lo com a sua vida.

Acima de tudo, agradeça a Deus por te adotar no batismo e te dar a vida eterna na Eucaristia. Agradeça a ele por marcar você com um selo indelével que diz, hoje e para sempre: “Este é meu. E ninguém pega o que é meu. ”

Tags:
gratidao
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia