Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Por que a Eucaristia é um “antídoto” para a morte?

EUCHARIST

wideonet | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 06/07/21

Santo Inácio dizia que a Eucaristia "é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre"

Somos humanos e, muitas vezes, tememos a morte por não sabermos o que acontecerá conosco depois desta vida terrena. Esse é um dos motivos pelos quais muitos têm buscado uma “fonte da juventude”, um meio de continuar vivendo para sempre. Um dilema antigo, pois os primeiros cristãos já diziam que a Eucaristia é um “antídoto” para a morte.

No século II, Santo Inácio de Antioquia escreveu em sua carta aos Efésios sobre o poder da Eucaristia e sua capacidade de nos unir a Cristo e proporcionar a vida eterna. Diz a carta:

“Sobretudo se o Senhor me revelar que cada um e todos em conjunto, na graça que provém do seu nome, vos reunireis na mesma fé em Jesus Cristo da descendência de Davi segundo a carne, filho de homem e filho de Deus, para obedecer ao bispo e ao presbítero, em concórdia estável, partindo o mesmo pão, que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre”.

Isso não significa que a Eucaristia pode, de alguma forma, permitir-nos viver eternamente na terra, mas que nos concede a eterna bem-aventurança do céu.

Inácio foi aluno de São João Apóstolo, que escreveu uma declaração semelhante em seu Evangelho:

Jesus lhes disse: ‘Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.'” (Jo 6,53-58)

Conclusão

Portanto, a recepção digna da Eucaristia na Missa aumenta o nosso amor a Deus, aumentando, por consequência, o nosso desejo por Ele na eternidade.

A Eucaristia é o nosso “alimento para o caminho”, conduzindo-nos à visão beatífica de Deus, onde a morte não existirá mais.

Enfim: se queremos a imortalidade verdadeira e duradoura, voltemo-nos para Jesus na Eucaristia.

Tags:
EucaristiaMortevida eterna
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia