Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 23 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A Sagrada Família

HOLY FAMILY

Fr Lawrence Lew,OP -(CC BY-NC-ND 2.0)

CNBB - publicado em 27/07/21

A Família de Nazaré é modelo referencial da família cristã

Por Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Depois da sintética apresentação da Carta Apostólica Corde Patris do Papa Francisco sobre São José, voltemos nosso olhar para a Sagrada Família, modelo eterno das famílias cristãs. Na proximidade da Semana da Família, o vosso Irmão-bispo saúda as famílias em nome da grande família diocesana, que louva e agradece a Deus, porque, em vós e através de vós, Ele continua a realizar as maravilhas de seu amor. A Igreja sempre deu grande valor à família, considerando-a “patrimônio da humanidade, um dos tesouros mais preciosos dos nossos povos”. O Documento de Aparecida a considera “lugar e escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”. Ela também se torna escola de fé, fazendo dos pais os primeiros catequistas de seus filhos. É com eles que acontece o verdadeiro caminho da iniciação cristã. Ela é considerada santuário da vida e pequena Igreja, isto é, Igreja doméstica (cf. DAp 302-303). O maior recolhimento, motivado pela pandemia do covid-19, restringiu consideravelmente nossa presença nos templos e, em consequência, nos distanciou das celebrações normais durante o Ano litúrgico. Essa nova realidade revelou-nos o quanto é importante o cultivo da vida de fé em nossas famílias. A família tornou-se necessariamente uma Igreja doméstica, a Igreja da Casa, onde acontecem os encontros ao redor da Palavra de Deus ou são acompanhadas celebrações pelas redes sociais. Outros ainda rezam através das devoções populares.

A Família de Nazaré é modelo referencial da família cristã. Mesmo com os limites humanos, nossas famílias têm muito de santo e sagrado. O Papa Francisco afirma: “A grande missão da família é dar lugar a Jesus que vem, acolhê-lo na família, na pessoa dos filhos, do marido, da esposa, dos avós. Jesus está ali”. Como seria hoje uma família inspirada em Jesus? O Pe Pagola responde: “A família, segundo Jesus, tem sua origem no mistério do Criador, que atrai a mulher e o homem a ser ‘uma só carne’, partilhando a sua vida numa entrega mútua, animada por um amor livre e gratuito. Esta é a primeira coisa, e a mais decisiva… Seguindo o chamado profundo do seu amor, os pais convertem-se numa fonte de vida nova… Os filhos são um presente e uma responsabilidade. Um desafio difícil e uma satisfação incomparável. A ação de Jesus, sempre defendendo os pequenos e abraçando e abençoando as crianças, sugere a atitude básica: cuidar da vida frágil daqueles que começam a caminhar neste mundo… A casa torna-se então um espaço privilegiado para viver as experiências mais básicas da fé: a confiança num Deus bom, amigo do ser humano; a atração pelo estilo de vida de Jesus; a descoberta do projeto de Deus para construir um mundo mais digno, justo e amável para todos… Num lar onde se vive o seguimento de Jesus com fé simples, mas com grande paixão, cresce uma família acolhedora, sensível ao sofrimento dos mais necessitados, onde se aprende a partilhar e a comprometer-se com um mundo mais humano”.

Neste espírito, rezemos pelas nossas famílias: Ó Deus Trindade, comunhão perfeita no amor. Nossas famílias vos louvam e agradecem, por serem chamadas a realizar as maravilhas do vosso amor, no aconchego de seus lares. Sejam ambientes onde a vida humana nasce e se acolhe, generosa e responsavelmente. Cada família possa tornar-se escola de fé, fazendo dos pais os primeiros catequistas de seus filhos, começando em casa o processo da iniciação à vida cristã. Possam tornar-se santuário da vida e Igreja doméstica. Afastai delas o egoísmo, que fere de morte o amor e o compromisso com a vida. Ó Deus Trindade, por intercessão da Família de Nazaré, abençoai nossos lares e transformai-os em vivos sacrários de amor. Amém.

Tags:
Família
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia