Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 20 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Santíssima Trindade: igualdade, diferença e unidade

ícone de Rublev

Rublev / Domínio Público

Pe. Gabriel Vila Verde - publicado em 11/08/21

No ícone de Rublev, nós podemos constatar a igualdade, a diferença e a unidade de Deus Pai, Filho e Espírito Santo

A Santíssima Trindade é o mistério dos mistérios porque se trata nada menos que de Quem é o próprio Deus, que é Uno, mas em Três Pessoas distintas e, no entanto, iguais. Como assim, uno e também trino? Como assim, igual e também diferente? Pois é. Mistério dos mistérios.

Uma das mais sublimes representações humanas desse mistério é o extraordinário ícone de Rublev, sobre o qual o pe. Gabriel Vila Verde comentou em sua rede social:

Santíssima Trindade: igualdade, diferença e unidade

Ícone de Rublev

“De todas as imagens que tentaram representar o mistério da Santíssima Trindade, o ícone de Rublev é o mais teológico e aceito pela Igreja. Rublev era um monge que tinha como espiritualidade a contemplação da Trindade. O quadro pintado (ou escrito) por ele tem como inspiração os “três anjos” que visitaram Abraão. Diante desses três, Abraão prostou-se com grande reverência.

No ícone de Rublev, nós podemos constatar a igualdade, a diferença e a unidade.

IGUALDADE: as três Pessoas sentadas ao redor da mesa têm o mesmo tamanho e a mesma juventude. Os três tem auréola na cabeça, sinal de igual santidade. Seguram cada um o centro real, símbolo do poder divino que é igual para os três.

DIFERENÇA: mesmo sendo iguais em santidade e poder, cada uma das Pessoas tem uma posição única, inconfundível. O primeiro é o Pai, que olha para os outros dois. Ele é a fonte, a origem. Tem vestes transparentes, misteriosas, de cor não definida. Indica a transcendência de Deus. Seu manto cobre os dois ombros, porque Ele é quem envia o Filho e o Espírito. O segundo (no centro) é o Filho, que olha para o Pai, em sinal de obediência e aceitação. Ele é gerado, originado pelo Pai. Tem veste azul e vermelha, sinal das duas naturezas de Jesus (humano e divino). Seu manto cobre apenas um ombro, pois Ele é o enviado do Pai. A estola amarela indica o Cristo Sacerdote eterno. O terceiro procede do Pai e do Filho, que é o Espírito Santo de Amor. Usa a cor verde-água, simbolizando a beleza e a força criadora sempre nova.

UNIDADE: Os três estão sentados em harmonia, em torno da mesa. Os três formam um círculo, perfeita união de amor.

Adoremos a Santíssima Trindade, Deus único e verdadeiro, por todos os séculos dos séculos. Amém!”

O ícone de Rublev

Uma exposição detalhada e fascinante dessa obra-prima da arte cristã pode ser lida e apreciada no seguinte artigo:

Tags:
ArteCatecismoDeusDoutrinaEspírito SantoJesus
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia