Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Para se chegar à Glória é preciso passar pela cruz

courage.jpg

Mário Scandiuzzi - publicado em 07/09/21

Nesta vida, somos tentados a "pegar um atalho", um trajeto que seja mais rápido e menos complicado. Só que não é isso que Jesus espera de nós

“Para se chegar à Glória é preciso passar pela cruz”.

Ouvi essa frase durante uma homilia. O padre ensinava sobre o Evangelho e mostrou-nos que Jesus não alcançou a ressurreição sem antes passar pelo sofrimento e pela crucificação.
E nós, como queremos atingir a Glória se muitas vezes evitamos a cruz?
Refletindo sobre essa frase, lembrei-me da minha infância. Estava na casa da minha avó paterna e ela já passava dos 80 anos de idade. Pensei comigo mesmo: uma pessoa assim deve saber de tudo. Então perguntei: “Vó, qual o segredo para ficar rico?”. Rapidamente ela disse: trabalho.
Confesso que, na época fiquei decepcionado com a resposta. Esperava uma fórmula mágica, mas como diz o ditado: vivendo e aprendendo.
Anos mais tarde, ouvi outra frase com o mesmo teor: sucesso só vem antes do trabalho no dicionário. Ou seja, sucesso é o resultado do trabalho. Sem ele, não há conquista.
Se a reflexão vale para a nossa vida profissional, vale também para a nossa vida religiosa. Somos todos convidados à santidade. O plano de Deus é que tenhamos todos o paraíso como destino. Mas alcançar este objetivo passa pela conquista dele. Viver a Palavra de Deus exige de nós esforço, dedicação e principalmente decisão.
Jesus disse:
“Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8, 35).
E na sequência completa:
“Porque o que quiser salvar a sua vida, perde-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salva-la-á” (Marcos 3, 35).
Nesta nossa caminhada somos tentados muitas vezes a “pegar um atalho”, um trajeto que seja mais rápido e menos complicado. Só que não é isso que Jesus espera de nós. Tanto que nos alertou: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são o que o encontram”. (Mateus 7, 13-14)
O importante é buscar forças para seguir tomar nossa cruz e seguir nosso caminho. E isso conseguimos através da oração, e entregando a Deus as nossas dificuldades. Só assim conseguiremos colocar em prática as Palavras de Jesus.
Por mais difícil que possa parecer a nossa luta, não podemos desistir. Deus não nos dá uma carga que não podemos suportar e não nos deixa desamparados. Afinal de contas, Jesus nos dá o exemplo e nos anima:
“Coragem! Eu venci o mundo” (João 16,33).
Tags:
CruzdificuldadesSofrimento
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia