Aleteia logoAleteia logo
Aleteia
Sexta-feira 17 Setembro |
São Roberto Belarmino
home iconEspiritualidade
line break icon

Santas Chagas de Jesus: escola das Virtudes

CRUCIFIXION,NAIL,HAND,CHRIST

josemdelaa | CC0

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 07/09/21

O objetivo de associar as Santas Chagas às virtudes é para que não fiquemos apenas na dor e no sofrimento, mas que possamos, pelos méritos de Jesus, merecer o céu e o convívio com Deus

Tradicionalmente, setembro é dedicado à Palavra de Deus no Brasil. Para nós da Obra Evangelizar É Preciso, além da Bíblia, neste mês lembramos especialmente da nossa devoção ao Senhor Jesus das Santas Chagas 

A Sagrada Escritura é um tesouro inesgotável de sabedoria e as Santas Chagas de Jesus, no meu entendimento, uma escola das virtudes. Por isso, sempre as apresento associadas a uma virtude. 

O objetivo desta associação é para que não fiquemos apenas na dor e no sofrimento, mas possamos, pelos méritos de Jesus, merecer o céu e o convívio com Deus.  

As Santas Chagas e as virtudes

Caridade – para a Chaga da Mão Direita de Cristo, proponho meditarmos sobre a virtude da caridade. A caridade não é somente o gesto de doar algo. Trata-se do amor de Deus que existe em nós e se transforma em gesto concreto. Ela indica também o amor com o qual nós amamos a Deus.  

São Paulo cita como a maior e a mais importante das virtudes enquanto estivermos aqui na Terra, bem como após a nossa morte, porque estar junto a Deus será a nossa eterna ocupação, o que implica amá-Lo e sermos amados por Ele. A caridade permanecerá porque o convívio com Deus é a plenitude do amor (1Cor 13,4-8a.13).  

Mansidão – a Chaga da Mão Esquerda de Jesus traz igualmente uma proposta curativa e redentora. A ela associo a virtude da mansidão, que faz parte da temperança. Ela emana do amor-caridade e é adquirida com o esforço contínuo, fruto da condição de sentir-se amado por Deus.  

Fisioterapia da alma

É impossível alguém ser manso se não passar pela redenção que, em Jesus Cristo, é sinônimo de perdão e de reconciliação. Jamais seremos pessoas mansas se não fizermos o que eu chamo de “fisioterapia da alma”, visando à santificação. Jamais teremos um coração manso se estivermos tomados por sentimentos negativos, como mágoa, raiva, ódio, ressentimento, desejo de vingança. O perdão é fundamental para a mansidão, pois ele tem o poder de curar as feridas do coração e de eliminar o desamor.  

– à Chaga do Pé direito de Nosso Senhor associo a virtude teologal da fé, a qual é necessária para a salvação, como disse o próprio Jesus: “Aquele que crer e for batizado será salvo” (Mc 16,16).  

Esse “crer” não se trata de acreditar simplesmente: a fé é um ato de confiança, de entrega total e absoluta; “é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê’ (Hb 11,1-3). A fé vai além da compreensão e nos impulsiona a caminhar, a buscar Deus, nos leva ao encontro com a pessoa de Jesus, a amá-Lo e nos deixar amar por Ele. 

Os passos que damos na fé devem gerar em nós o compromisso com Deus, com o próximo, com a natureza e a transformar a fé em obras. 

Remédio contra o desânimo

Esperança – à Chaga do Pé Esquerdo associo a virtude da esperança que é incorporada por Deus à nossa alma. É por ela que temos a certeza da ajuda divina e de que alcançaremos o céu, pois, se olhássemos para a nossa miséria humana, certamente perderíamos a esperança. 

A esperança está profundamente ligada à fé, pois nos leva a acreditar em algo que ainda não vemos, mas que cremos que está no futuro e acontecerá. Como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, a esperança protege contra o desânimo, sustenta no abatimento, dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O ânimo que a esperança dá preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade. (§ 1818). 

É uma virtude que nos dá forças para recomeçar e que nos empurra para frente, enquanto as forças do mal e do Inimigo nos levam para trás, pois querem nos ver arriados. Já Deus quer nos dar asas para voarmos alto e descobrirmos que há inúmeras possibilidades. Ele é o Deus que tudo pode.  

Humildade – associada à Chaga do Peito de Nosso Senhor Jesus Cristo, ela é o alicerce no qual todas as outras virtudes se sustentam; sem humildade não há edificação espiritual.

A verdadeira humildade coloca-nos prontos para servir, em uma atitude de alegria, e não em busca de honras. Faz-nos gratos a Deus pelos dons que temos, levando-nos a reconhecer que tudo de bom vem d’Ele, porque Deus é o Sumo Bem, e nos dá a ciência de que as coisas ruins são fruto de nossas próprias escolhas.  

Deus proverá

Essa virtude, nos faz desejar o amor de Deus e acreditar na Providência Divina, ou seja, que tudo Deus proverá e nada poderá nos faltar.  

Quanto mais humildes, mais próximos ficamos de Deus, por isso os humildes são os prediletos do Senhor. A Escritura confirma: “Deus resiste aos soberbos, e aos humildes dá a Sua graça” (Tg 4,6). 

Que o Senhor Jesus das Santas Chagas nos ajude a cultivar e vivenciar estas virtudes! 

Tags:
DevoçãoValoresVirtudes

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
1
Pe. Zezinho
Reportagem local
Pe. Zezinho faz alerta sobre orações de cura e libertação
2
Irmã Lúcia, de Fátima, e o Papa São João Paulo II
Francisco Vêneto
O terço “funciona”, garante a Irmã Lúcia, de Fátima: e ela explic...
3
Orfa Astorga
Os erros mais comuns das sogras
4
Papa Francisco pede homilias mais curtas
Francisco Vêneto
Papa Francisco pede aos padres: façam homilias mais curtas
5
porta
Reportagem local
Capelão de hospital: ação dos anjos é fundamental na hora da mort...
6
Ricardo Sanches
Menino de 4 anos brinca de missa, conhece vários santos e surpree...
7
ROSARY
Philip Kosloski
É verdade que meu Anjo da Guarda termina de rezar o Rosário se eu...
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia