Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Pároco realiza sonho e inaugura primeira fachada de igreja 100% em mosaico no Brasil

Fachada de igreja 100% em mosaico em Acupe

Gabriel Vila Verde | Facebook

Reportagem local - publicado em 09/09/21

O pe. Gabriel Vila Verde explica o significado da arte sacra: "objetivo é ser uma Bíblia aberta"

A igreja matriz da cidade baiana de Acupe foi renovada com um delicado e significativo trabalho de arte sacra que a transformou numa referência: trata-se da primeira fachada de igreja 100% em mosaico no Brasil.

Finalizada recentemente, a iniciativa do pároco, pe. Gabriel Vila Verde, foi possibilitada graças à colaboração do paroquiano e artista plástico Josecks Zek.

Juntos, sacerdote e artista elaboraram o desenho e, segundo um testemunho do pe. Gabriel, rezaram para que, um dia, ele virasse realidade.

“Por providência divina, começamos os trabalhos em junho e encerramos em agosto. Três meses de muito trabalho, para colocar pedrinha por pedrinha, cada uma em seu devido lugar. Zek e sua turma cuidaram da arte e Paulo cuidou da estrutura. Agradeço de coração a cada pessoa que fez a sua doação em prol desta obra. O povo de Acupe abraçou a causa e muitos amigos de fora também enviaram as suas colaborações. A Providência Divina cuidou de tudo e nada ficou fora do orçamento! Hoje, a Paróquia de Acupe é a primeira igreja do Brasil com a fachada 100% em mosaico, atraindo os olhares encantados de todos os que passam pela Praça Renato Leoni, sejam católicos ou não”.

A primeira fachada de igreja 100% em mosaico no Brasil: uma Bíblia aberta

O pe. Gabriel prossegue:

“O objetivo da fachada é ser uma Bíblia aberta, lida e meditada pelos olhos dos passantes. Zek deu conta do recado e os paroquianos deram todo apoio possível. Só não pude fazer a tão esperada inauguração, que estava marcada para o dia 01 de setembro, devido ao triste acontecimento que vocês já sabem [nota da redação: o pároco foi vítima de uma tentativa de homicídio; confira aqui]. Mas, diante da beleza que vejo nas fotos, isso é o que menos importa. A Matriz está pronta, o povo está feliz e eu cumpri mais uma missão dada por Deus. Mesmo de longe, rendo graças e louvores a todo momento”!

O significado da arte sacra

Em outra postagem no seu Facebook, o sacerdote explicou o sentido das imagens representadas pelo mosaico:

“Toda arte sacra tem um sentido. Por trás de cada mínimo detalhe, há uma teologia, uma história, um sinal. Se não for assim, pode ser qualquer coisa, menos arte sagrada. No caso da fachada da Matriz de Acupe, cada detalhe foi inspirado por Deus. Vamos conhecer parte por parte:

  1. Os degraus, áspero, cor de pedra, lembra que o caminho para o céu é estreito e difícil, mas sempre tem a felicidade como recompensa.
  2. Abaixo da porta central, um singelo presbitério para as celebrações campais. Na parte frontal, cinco pães e dois peixes, lembra o milagre da multiplicação, símbolo da Eucaristia.
  3. Acima da porta, o brasão da Diocese, sinalizando que este templo está ligado ao Bispo Diocesano, que é sucessor dos apóstolos de Cristo. Logo, é uma Igreja Católica Apostólica Romana, uma religião de 2.000 anos.
  4. A porta é ladeada por duas torres, lembrando os dois títulos marianos da Ladainha: Torre de Davi e Torre de Marfim. Simboliza também a fortaleza, a segurança. Quem entra no Templo, está entrando num lugar seguro e forte!
  5. No rodapé da fachada, o azul do mar com o verde dos manguezais. Acupe é conhecida por ser um núcleo de pescadores e marisqueiras, que retiram da maré o sustento de suas famílias. A primeira imagem da Padroeira foi achada no mar por um grupo de pescadores, há mais de 100 anos.
  6. Acima das portas laterais, então os dois anjos. No lado esquerdo, São Gabriel, o anjo da boa notícia. Ele traz o lírio da pureza numa mão, e com a outra aponta para a Virgem Maria, modelo de vida pura, santa e honrada. Gabriel nos convida a imitá-la. Do outro lado, São Miguel, o arauto da sentença eterna. Na mão direita traz a espada para nos defender dos ataques do demônio, mas também aponta o dedo indicador para a terra, como quem diz: “convertei-vos, mudem de vida, antes que chegue o dia da justiça”. No livro das Crônicas, está escrito: “Davi viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na mão” (1Cr 21, 16).
  7. No centro da fachada, está Jesus Cristo, centro e razão da nossa fé. Somos uma Igreja cristocêntrica, ou seja, tudo é por Cristo, com Cristo e em Cristo. Ele está crucificado, pois foi na Cruz que a humanidade encontrou salvação, porém está com os olhos abertos, vivo e olhando para a Virgem Maria, dizendo a frase bíblica: “Mulher, eis aí o teu filho”.
  8. Maria está de pé, símbolo da mulher forte e cheia de fé, olhando chorosa e piedosamente para o filho imolado na Cruz. Ao seu lado, o discípulo amado (João), o único dos doze que ficou aos pés da Cruz, amparando a Virgem e fazendo companhia ao Senhor. Os dois estão com as mãos postas em oração e olham para Jesus, nos lembrando que Ele deve ser o nosso foco, seja na dor ou na alegria. “Olhar somente a ti, Senhor”.
  9. Do centro da Cruz, sai o brilho do sol que espalha os seus raios por toda parte. Cristo é o sol da justiça que nos ilumina e nos tira das trevas. Todos os que se aproximam do templo, são consumidos pela luz que emana do Crucificado.
  10. As cores são vivas, alegres, uma fachada típicamente baiana. A fé do povo baiano é muito expressiva. Tudo é festa, música, comida, dança, flores, cores. A fachada nos diz duas coisas: estou na Igreja! Estou na Bahia!”.

O pe. Gabriel fez questão de divulgar o trabalho do artista Josecks Zek:

“Quem tiver interesse num trabalho de qualidade, basta seguir a página @joseckszek no Instagram e entrar em contato com ele. Viva Nossa Senhora da Soledade, padroeira de Acupe! Viva Cristo, nosso Senhor e Salvador!”

Tags:
ArteBíbliaEspiritualidadeIgrejaPadres
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia