Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Existe diferença entre vida eterna e vida após a morte?

AFTERLIFE

Benjamin Haas | Shutterstock

Reportagem local - publicado em 28/10/21

"Com a morte, a vida não é tirada, mas transformada"

Como católicos, acreditamos na vida eterna e somos questionados sobre como é a vida após a morte. O professor Felipe Aquino, em

, ajuda-nos a entender.


Não perca a Missa internacional por seus entes queridos falecidos. Nós levaremos as suas intenções ao altar – de graça.

Existe diferença entre vida eterna e vida após a morte?

Vida eterna

O professor esclarece que a vida eterna, como o próprio nome já diz, é uma vida que não tem fim. Para o cristão, a vida eterna começa neste mundo, com o batismo, que é uma vida de Deus em nós. Diz o professor:

“Essa vida de Deus em nós é uma vida eterna, só que, por enquanto, aqui na terra, com todas as dificuldades da terra. E, depois da morte, ela continua”.

A vida eterna é mantida pelos sacramentos, em que recebemos a graça de Deus, e continua depois da morte em uma dimensão transformada. É após a morte do corpo físico e o juízo particular que definiremos como vamos viver o restante da nossa vida eterna.

Vida após a morte

A Igreja ensina que, depois da morte, passaremos por dois tipos de juízos: o particular (logo após a morte) e o juízo final (quando Cristo voltar).

Duas passagens bíblicas evidenciam isso. Em Hebreus, por exemplo, lemos: “está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo” (Hb 9,27).

Já São Paulo, na segunda carta aos coríntios explica: “teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.” (2 Cor 5, 10). 

Portanto, depois da morte, colheremos o fruto da nossa vida terrena. Podemos receber o prêmio mais almejado, ou seja, o céu, sermos enviados ao purgatório para depois gozarmos da comunhão divina ou termos o castigo da destinação ao inferno.

Para finalizar, o professor Felipe Aquino esclarece:

“O importante é vivermos de acordo com esta perspectiva: a nossa vida não acaba aqui. Os ateus, os materialistas acham que morreu acabou tudo. Não! Isso acontece com os animais e as plantas. Para nós, não. Nós temos uma alma imortal criada à imagem e semelhança de Deus”.

Tags:
CéuIgrejaInfernoMortevida eterna
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia