Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

O segredo da santidade de São Martinho de Porres

Martin de Porres

Mark Green | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 03/11/21

Durante a cerimônia de canonização, João XXIII revelou o segredo simples da santidade de Martinho

Muitas vezes, quando lemos a vida dos santos, tentamos encontrar o segredo de sua santidade. Se pudéssemos saber o que os tornou santos, talvez pudéssemos imitar, quem sabe tornando-nos assim santos também.

João XXIII explicou resumidamente o segredo da santidade de São Martinho de Porres, durante sua cerimônia de canonização.

O exemplo da vida de Martinho é uma ampla evidência de que podemos lutar pela santidade e a salvação como Jesus Cristo nos mostrou: primeiro, amando a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e com toda a nossa mente; e segundo, amando nosso próximo como a nós mesmos.

Nenhuma revelação impressionante, nenhum segredo profundamente oculto, mas uma realidade simples: São Martinho amou a Deus primeiro e, em seguida, inflamado por esse amor, buscou amar o próximo.

Quando Martinho percebeu que Cristo sofreu por nós e carregou nossos pecados em seu corpo até a cruz, ele passou a meditar com grande ardor sobre Cristo na cruz. Sempre que contemplava a terrível tortura de Cristo, ele caía em lágrimas. Ele tinha um amor excepcional pelo grandioso sacramento da Eucaristia e muitas vezes passava longas horas em oração diante do Santíssimo.

Sua fé foi alimentada pela Eucaristia e foi essa fé que o levou a amar todos que conheceu.

São Martinho, sempre obediente e inspirado por seu divino professor, lidou com seus irmãos com aquele amor profundo que vem da pura fé e humildade de espírito. Ele amava as pessoas porque sinceramente as considerava filhas de Deus e seus próprios irmãos e irmãs. Tal era sua humildade que ele as amava ainda mais do que a si mesmo e as considerava melhores e mais justas do que ele mesmo.

São Martinho viu cada pessoa como Deus vê, o que possibilitou que ele tivesse um coração terno e caridoso.

Sua generosidade não conhecia limites, e ele ajudou todos os necessitados que cruzaram seu caminho, independentemente das circunstâncias.

Se quisermos ser como esse grande santo, devemos alimentar uma profunda devoção à Eucaristia e, em seguida, viver o amor pelo próximo.

Tags:
EucaristiaIgrejaSantos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia