Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa: o resultado da penitência é a felicidade

Pope Francis Audience

Antoine Mekary | ALETEIA

Reportagem local - publicado em 15/11/21

"O processo de conversão é assim: Deus toma a iniciativa", disse o Papa aos franciscanos seculares

O Papa Francisco recebeu na manhã de hoje, no Vaticano, os participantes no Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular.

Em seu discurso, o Papa comentou alguns elementos próprios da vocação e missão dos Franciscanos Seculares.

O Papa afirmou que a vocação dos franciscanos seculares nasce “do chamado universal à santidade”.

O Catecismo da Igreja Católica – disse o Papa – “nos recorda que os leigos participam do sacerdócio de Cristo”.

Nesse sentido, o chamado à santidade envolve a conversão do coração, “atraído, conquistado e transformado por Aquele que é o único Santo, que é ‘o bem, todo bem, o bem supremo’”.

Penitentes

“Isto é o que faz de vocês – continuou o Papa – verdadeiros ‘penitentes’. São Francisco, em sua Carta a todos os fiéis, apresenta o ato de ‘fazer penitência’ como um caminho de conversão, um caminho de vida cristã, um compromisso de fazer a vontade e as obras do Pai celestial.”

Em seguida, o Papa explicou o processo de conversão, segundo São Francisco de Assis.

O processo de conversão é assim: Deus toma a iniciativa: ‘O Senhor disse a mim para fazer penitência’. Deus leva o penitente a lugares onde jamais teria ido: ‘Deus me levou entre eles, os leprosos’. O penitente responde aceitando colocar-se a serviço dos outros e sendo misericordioso com eles. E o resultado é a felicidade: ‘O que me pareceu amargo se transformou em doçura da alma e do corpo’.

Abrir o coração a Deus

O Papa fez então um convite:

Abrir o coração a Deus! Abrir o coração a Cristo, vivendo no meio das pessoas comuns, no estilo de São Francisco. Como Francisco era um ‘espelho de Cristo’, assim também vocês podem se tornar ‘espelhos de Cristo’.

Vocês são homens e mulheres comprometidos em viver no mundo segundo o carisma franciscano. Um carisma que consiste essencialmente em observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Com esta sua identidade franciscana e secular – afirmou o Papa –, vocês fazem parte da Igreja em saída.

Seu lugar favorito é estar no meio do povo, e ali, como leigos – celibatários ou casados -, sacerdotes e bispos, cada um de acordo com sua vocação específica, dar testemunho de Jesus com uma vida simples, sem pretensões, sempre contentes de seguir o Cristo pobre e crucificado, como fizeram São Francisco e tantos homens e mulheres de sua Ordem.

Que sua secularidade seja cheia de proximidade, compaixão e ternura. E que vocês sejam homens e mulheres de esperança, comprometidos em vivê-la e também em ‘organizá-la’, traduzindo-a nas situações concretas de cada dia, nas relações humanas, no compromisso social e político; alimentando a esperança no amanhã, aliviando a dor de hoje.

Tags:
Papa FranciscoPenitênciaSantos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia