Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 23 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Pe. Zezinho lamenta fala de jovem pregador sobre Deus e a covid-19

Padre Zezinho

Pe. Zezinho

Reportagem local - publicado em 03/01/22

"Qualquer pregador que estudou Bíblia e Teologia jamais diria este disparate", afirma o padre

Dizem-se muitas gratuidades infundadas a respeito da relação entre Deus e a covid-19. Uma delas foi comentada e refutada pelo pe. Zezinho, que, em sua rede social, assim se pronunciou:

“A importância de estudar teologia e psicologia para qualquer pregador da fé de qualquer religião ou Igreja fica evidente quando os vemos na televisão. Como ninguém os contesta, fica o que eles ensinaram a milhares ou até milhões de pessoas que os seguem. Foi o caso de um jovem pregador que, dias depois do Natal, saiu-se com esta pérola estragada: ‘Deus, às vezes, manda uma doença como a covid-19 para que as pessoas se convertam e mudem de vida’. Provavelmente ele leu de passagem o Antigo Testamento, que também prega perdão e penitência, mas nunca leu direito o NOVO Testamento.

Jesus veio curar doenças e não infestar o mundo de novas doenças para que o mundo se convertesse! Ele curou e não propagou doenças ou pestes. Não é esta a mensagem de Cristo!

Qualquer pregador que estudou Bíblia e Teologia jamais diria este disparate. O jovem pregador improvisou, ensinou errado e, como ninguém tem como conversar com ele para corrigi-lo, centenas e talvez milhares de seguidores passarão o ano de 2022 com medo de que Jesus jogue uma doença neles para que se convertam!”

Deus e a covid-19

O padre prosseguiu:

“O Deus que Jesus ensinou a chamar de Pai não faz isto. O Javé dos hebreus fazia isto. E nem todos os profetas ensinavam desta maneira: pelo castigo. Jesus jamais usou a palavra Javé. Veio ensinar a palavra MEU PAI e NOSSO PAI, que educa pelo perdão e pelas novas chances e não pelo castigo. Foi Jesus quem disse várias vezes ‘NÃO TENHAM MEDO’!

O jovem pregador não conhece o Jesus pedagogo e perdoador. Não existe o Jesus terrorista que joga o vírus em quem não ora como seu grupo de igreja ora. Até porque o seu grupo de igreja sabe que Jesus cura e não infesta ninguém para conseguir novos adeptos”.

A covid-19 é compatível com um Deus bom?

Por outro lado, há também fiéis cristãos que, com muito boa intenção, afirmam erroneamente que não foi Deus quem criou os vírus.

Esta é outra heresia, pois parece dar a entender que existiria outra entidade criadora além de Deus. Os vírus são um fato da natureza tanto quanto as bactérias, as moscas, as baratas, os dinossauros e também os vulcões, os terremotos, as inundações e um longo etcétera de fenômenos naturais que causam doenças, mortes e imensa destruição.

O fato de que o mundo material criado por Deus contenha esse tipo de realidade não quer dizer que Deus seja mau: quer dizer apenas que, num mundo transitório como este, enfrentamos por misteriosa permissão da Providência Divina uma série de incontáveis desafios e, no meio deles, temos a oportunidade de fazer escolhas empregando o nosso livre arbítrio.

O mistério do mal é um fato: não é preciso negá-lo para acreditar num Deus bom, que, por trás das provações, promove bens maiores, ainda que não os compreendamos.

A este respeito, não perca o seguinte artigo:

Tags:
CovidDeusMal
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia