Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Pe. Zezinho: somos uma Igreja pecadora, penitente e esperançosa

Oração e conversão

Nelson Antoine | Shutterstock

Reportagem local - publicado em 04/01/22

"Somos todos pecadores com desejo de parar de pecar. Muitos conseguem, outros morrem sem conseguir"

Somos uma Igreja pecadora, penitente e esperançosa, recordou o pe. Zezinho mediante um comentário em sua rede social. Eis o que ele escreveu:

“Faz parte da missa dos católicos. Aliás, a missa começa pedindo perdão a Deus por pecados eventualmente cometidos. E todos os fiéis, sem distinção alguma, são chamados a admitir-se pecadores. Somos uma Igreja pecadora e penitente e esperançosa! DEUS ilumina e perdoa, mas temos que perdoar e ser justos se quisermos prosseguir como católicos.

A seguir, nos domingos, canta-se o GLÓRIA e, após a leitura da Bíblia, canta-se o CREIO; após algumas preces, canta-se três vezes o SANTO, porque só Deus é Santo, Uno e Trino.

Somos todos pecadores com desejo de parar de pecar. Muitos conseguem, outros morrem sem conseguir. Mas a Igreja invoca os anjos, Maria e os santos que já estão no céu para que orem pelos pecadores ainda vivos e também pelos que já morreram. Como Jesus prometeu que nos levaria para o céu, temos todos a chance que tiveram Pedro, Paulo e outros milhões de pecadores que um dia se converteram de verdade.

João Batista e Jesus começaram chamando os homens e mulheres do seu tempo para a conversão. O resultado foram milhões de cristãos que, apesar de seus defeitos, tentaram ser gente boa. Jesus morreu perdoando quem o matava e prometendo o Céu para o ladrão arrependido”.

Podemos escolher a conversão

O pe. Zezinho continuou:

“Sim, todos nós já erramos. Alguns: pouco; milhões: muito! Mas o abismo das nossas faltas é muito menor do que a montanha da misericórdia divina. Porém, a decisão de mudar de vida é sempre nossa. Aí está o nosso ‘mata burro’. Se não soubermos escolher ‘onde e por onde ir’, cairemos na vala do pecado.

Por isso, numa das orações no início da missa, pedimos aos presentes, a Maria e aos santificados por Jesus que orem por nós que ainda não chegamos ao grau de santidade e de penitência que Jesus pede aos seus discípulos”.

Igreja pecadora, mas penitente e esperançosa

O sacerdote finalizou:

“Somos uma Igreja esperançosa, pecadora, penitente e orante. Só Deus sabe se de fato nos convertemos para valer ou se foi só testemunho de conversão de palco, de câmera e de microfone. A medida continua a ser a caridade que cobre uma multidão de pecados.

FELIZ 2022. Talvez este seja o ANO DA NOSSA VERDADEIRA CONVERSÃO!”

Tags:
ConversãoEsperançaIgrejaPecado
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia