Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 18 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Dicas de um santo para aprender a ser mais contente com a vida

ST FRANCIS OF SALES

Public domain

Theresa Civantos Barber - publicado em 27/01/22

Conselhos valiosos para proporcionar alegria e contentamento à sua vocação, seja ela qual for

São Francisco de Sales foi um gigante espiritual. Ele defendeu notoriamente que homens e mulheres leigos se tornassem santos, em uma época em que se pensava que a santidade era reservada somente àqueles que entrassem para a vida religiosa. 

Mas ele não falou apenas sobre a santidade leiga: ele a promoveu ativamente por meio de seus escritos, palestras e orientação de leigos que ele conhecia.

Um grande exemplo de seu bom conselho é uma carta que ele escreveu a uma leiga casada. Nela, São Francisco de Sales dá dicas espirituais que podem beneficiar qualquer cristão.

Estas palavras estão no livro Wisdom from the Lives an Letters of St Francis de Sales and Jane de Chantal (“Sabedoria das Vidas e Cartas de São Francisco de Sales e Jane de Chantal”).

Aqui estão alguns dos conselhos de São Francisco de Sales, em suas próprias palavras, para uma vida de alegria e contentamento. São dicas muito sábias para quem busca a santidade hoje.

1Faça da oração diária uma prioridade

“Todos os dias, seja de manhã ou uma ou duas horas antes da ceia, medite sobre a vida e a morte de Nosso Senhor … Sua meditação não deve durar mais do que meia hora. No final, pense sempre na obediência que nosso Senhor mostrou a Deus, seu Pai. Você verá que tudo o que ele fez foi para cumprir a vontade de seu Pai. Refletindo sobre isso, esforce-se para obter um grande amor pela vontade de Deus.”

2Encare seus problemas

“Antes de começar a cumprir os deveres de seu estado de vida que são provações para você, lembre-se de que os santos fizeram com alegria coisas muito maiores e mais difíceis. Alguns sofreram o martírio, outros a desonra do mundo. São Francisco e muitos religiosos de nossa época beijaram e beijaram de novo mil vezes pessoas com lepra e chagas; outros viviam em desertos; outros com os soldados em navios de galé. Tudo isso eles fizeram para agradar a Deus. E o que fazemos que chega perto de tais dificuldades?”

3Aceite os planos que Deus tem para você

“Pense com frequência que tudo o que fazemos tem seu verdadeiro valor por nossa conformidade com a vontade de Deus. Se estou comendo e bebendo é porque é a vontade de Deus que eu faça isso, estou mais agradando a Deus do que se eu morresse sem ter essa intenção.”

4Peça a ajuda de Deus para fazer as coisas mais difíceis

“Muitas vezes, durante o dia, peça a Deus que lhe dê amor pela sua vocação e diga como São Paulo quando se converteu: “Senhor, o que você quer que eu faça?”. “Quer que eu o sirva no ministério mais baixo de sua casa? Oh, ficarei muito feliz em fazê-lo. Eu não me importo com o que eu faço, desde que eu esteja servindo a Vós.” E, chegando ao ponto específico que o incomoda, diga: “Senhor, embora eu não seja digno, farei isso de boa vontade”. E assim você pratica grande humildade. Que tesouro você ganhará! Sem dúvida, maior do que você pode imaginar.”

5Inspire-se nos exemplos dos Santos

“Considere quantos santos foram casados ​como você, e como eles aceitaram esta vocação com grande doçura e entrega… Sara, Santa Ana, Santa Isabel, Santa Mônica, Santa Paula e cem mil outras. Deixe isso encorajá-la e peça suas orações.”

Tags:
FelicidadeHumildadeSantos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia