Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Pe. Zezinho: e quando só ter fé não basta?

Jesus e os fariseus

Intellectual Reserve CC

Pe. Zezinho - Reportagem local - publicado em 08/02/22

"Foi Jesus quem disse isto em Mt 7,21-24"

Ter fé não basta, recordou o pe. Zezinho, não somente em referência à afirmação de São Tiago de que “a fé sem obras é morta”, mas também como lembrete a quem sacrifica a obra da caridade e da misericórdia ao priorizar uma postura farisaica e “da boca para fora”.

Em sua rede social, o padre escreveu:

“Às vezes, só tomar sopa ou só beber chá não basta para o enfermo. Muitas vezes há que haver acréscimos. O mesmo acontece na mente e no coração da pessoa.

Chamamos de graça santificante e graça atual os acréscimos que Deus coloca diariamente em nossa vida. Vivemos continuamente precisando do apoio do céu e da terra. Somos alguém, mas sempre precisaremos de UM ALGUÉM MAIOR, que nos criou, nos ensinou a chamar Deus de Pai e nos santifica e qualifica aos poucos com seus auxílios! Ninguém é totalmente capaz e independente!

Até o café matinal que você tomou esta manhã provavelmente foi feito por outra pessoa. Como em família, muitas vezes temos que incentivar o enfermo a tomar as doses necessárias que o médico receitou. E, para alimentar a caridade, todos os dias somos lembrados de conviver respeitosamente com os outros!”.

Reforçando a mensagem de que só ter fé não basta, o pe. Zezinho continuou:

“Há casos em que é preciso lembrar que aquilo que achamos ser bastante não é bastante! Releiamos o que Jesus dizia aos fariseus que achavam que, para entrar no céu, bastava ser seguidores de Abraão e da fé mosaica. Provocou alguns fanáticos, dizendo que pedras adorariam a Deus melhor do que certos tipos de crentes do seu tempo.

Os radicais de hoje em dia agem do mesmo jeito… Sabem mais e são mais católicos do que o Papa. Pena que não foram eleitos! Acham que basta proclamar em toda parte que são crentes católicos, evangélicos ou pentecostais, e que basta usar ou até gritar o nome de Jesus o dia inteiro na mídia e nos templos…

Jesus disse e diz que não basta isto! Disse que não é garantido que tais adoradores se salvarão (Mt 7,22-23). Quando falta o essencial, que é o amor ao próximo e o respeito por quem cruza nosso caminho, ninguém de nós merece aplausos. Outra vez foi Jesus quem disse isto, chamando seus seguidores à humildade. Usou a expressão ‘servos inúteis’. ‘Não fizemos mais do que a nossa obrigação de servir’. Já leu isto nos evangelhos? E entendeu?”

Tags:
BíbliaCaridadeJesus
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia