Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A santidade é um copo d’água entregue com amor

shutterstock_110246945.jpg

Prixel Creative|Shutterstock

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 24/02/22

Cada um de nós deve ser capaz de examinar a consciência não sobre os grandes feitos da vida, mas sobre os detalhes aparentemente mais insignificantes de que seu dia é feito

Duas atitudes são fortemente enfatizadas no Evangelho de hoje (íntegra abaixo). A primeira vem da caridade: “Quem vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa”.

Saber que a santidade não consiste em gestos heróicos, mas na capacidade de saber dar um copo de água com amor a alguém, significa que cada um de nós deve ser capaz de examinar a consciência não sobre os grandes feitos da vida, mas sobre os detalhes aparentemente mais insignificantes de que seu dia é feito.

A segunda atitude sublinhada pelo Evangelho soa de extrema dureza.

Jesus nos convida a “cortar” de nossa própria vida tudo o que impede a própria vida de ser saudável, verdadeira, autêntica. Jesus não nos convida simplesmente a nos moderarmos, mas a nos livrarmos de tudo que nos impede de ser santos.

Muitas vezes nos falta esse radicalismo. Quando nos comprometemos com o mal, somos sempre atingidos por ele. Nesse sentido, ter fé significa ter caráter.

Nosso maior erro é acreditar que somos capazes de sempre parar a tempo, de ter sempre as rédeas das situações, de ser mais espertos que os outros, de sempre cair de pé.

Mas a verdade é que esse excesso de confiança de nossa astúcia faz com que eventualmente sejamos vítimas dela. É por isso que se você sabe hoje que há algo em sua vida que o fere ou o leva ao mal, corte-o sem pensar duas vezes. Você terá realmente seguido o Evangelho.

Evangelho segundo São Marcos 9,41-50

Naquele tempo, disse Jesus aos seus díscípulos:  «Quem vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa».

Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que creem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar.

Se a tua mão é para ti ocasião de pecado, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga.
onde o verme não morre e o fogo não se apaga.

E, se o teu pé é para ti ocasião de pecado, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga.

E, se um dos teus olhos é para ti ocasião de pecado, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena,
onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga».

Na verdade, todos serão salgados com fogo.

O sal é coisa boa; mas se ele perder o sabor, com que haveis de temperá-lo? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros».

Tags:
BíbliaMeditaçãoOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia