Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 30 Setembro |
São Jerônimo
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Coração de Jesus: mais que uma devoção

SACRED HEART OF JESUS

Paula Moraes Designer | Shutterstock

Hozana - publicado em 29/04/22

Estamos sedentos, cansados, procurando um oásis para descansar. E o Evangelho de João nos leva a compreender que essa fonte inesgotável jorra do coração de Jesus

Nove semanas nos separam da Festa da Misericórdia, vivida no 2° domingo de Páscoa, da Solenidade do Coração Jesus. Podemos dizer que a Misericórdia que emana desse coração vem ao nosso encontro onde quer que estejamos e durante essas nove semanas nos impulsiona a caminhar em direção a esse coração que foi aberto para nós no alto da cruz.

Quando falamos do Coração de Jesus, alguns trechos bíblicos vêm a nossa memória: “Porque eu sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29), “O discípulo amado reclinou a cabeça no peito de Jesus” (cf. Jo 13, 23), e em especial “… um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água” (Jo 19,34). 

Esses trechos bíblicos, em especial sobre o coração trespassado, vêm nos mostrar a origem e a grandeza dessa espiritualidade, inaugurando um novo tempo, uma nova criação. 

Mas para nos aprofundarmos ainda mais nessa espiritualidade é importante contemplarmos a misericórdia desse Deus tão grande que se faz pequeno. Assim esse ato de misericórdia inicia no momento da Encarnação, no SIM de Maria “E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Tão grande mistério de amor. Deus em sua misericórdia se inclina até nós e se faz homem. Na encarnação, como homem, Deus tem um coração. 

O coração

Na gestação humana o primeiro órgão a se desenvolver é o coração. Já nas primeiras semanas de gestação podemos escutar o coração que palpita. Assim de forma natural, na Encarnação de Jesus, no seio da Virgem Maria, o primeiro órgão a se formar foi o CORAÇÃO. E foi esse coração que alimentou a vida de Jesus no cotidiano até a sua morte na Cruz. Após a sua morte, esse mesmo coração foi transpassado pela lança do soldado de onde jorrou sangue e água, simbolizando assim que desse mesmo coração nascia uma nova criação. E é ainda desse Sagrado Coração que emana a vida para toda a humanidade. 

Esse grande mistério faz do Coração de Jesus mais que uma devoção, mas uma espiritualidade. 

Quando falamos de devoção, falamos de práticas oracionais que nos levam a honrar o coração de Jesus, mas que também nos fortificam no nosso caminho de fé. Por outro lado, a espiritualidade é MAIS PROFUNDA, ela é um caminho seguro que nos leva à Santidade. Nesse caminho escutamos o chamado “Vinde a mim vós todos que estais cansados, sob o fardo e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós porque eu sou manso e humilde de coração…” (Mt 11, 28-29)

A espiritualidade do coração

A espiritualidade do coração de Jesus é assim um grande sinal para o tempo em que vivemos, ela é a porta que nos abre ao novo de Deus, nos levando a compreender que o nosso Deus tem um coração.  

Nesse momento particular, estamos sedentos, cansados, procurando um oásis para podermos descansar. Assim como a Samaritana estamos perguntando: “Senhor, onde eu encontro essa Água Viva? (cf Jo 4). E assim o Evangelho de João nos leva a compreender que essa fonte inesgotável jorra do coração de Jesus que foi traspassado na Cruz. 

Quando compreendemos e vivemos essa grande graça, somos chamados assim como a Samaritana a sair proclamando: “Eu encontrei o Senhor” e assim transbordar essa espiritualidade, levando esse coração de Cristo a todas as pessoas. 

Para progredirmos nesse caminho de santidade podemos repetir várias vezes ao dia a Jaculatória: Sagrado Coração de Jesus, fazei o meu coração semelhante ao vosso”, assim seremos levados, dia após dia, a ter os mesmos sentimentos de Cristo. A Espiritualidade do Coração de Jesus quer nos levar, através de uma experiência profunda da misericórdia, a assumir os sentimentos do Cristo indo ao encontro daqueles que hoje precisam ser acolhidos por esse Coração. 

Convidamos você, então, a mergulhar nessa espiritualidade durante esse tempo Pascal. Faça essa experiência de mergulhar no amor misericordioso e a cada semana dê passos concretos para ir ao encontro desse coração aberto.

Mas como podemos fazer esse caminho? Algumas dicas:

  1. Fazer uma experiência da misericórdia. Reconhecendo que Deus é amor. 
  2. Voltar-se a esse Coração em Louvor e Gratidão.
  3. Buscar a intimidade com Ele através da adoração Eucarística
  4. Reconhecer esse coração como fonte de alegria
  5. Consolar o Coração de Jesus com e pelas artes
  6. Conduzir o outro, pelo meu testemunho, a um encontro pessoal com esse coração

Quer se aprofundar ainda mais, venha viver conosco no HOZANA um itinerário de 9 semanas para mergulhar na Espiritualidade do Coração de Jesus. A cada sexta feira, uma nova meditação, um tempo de oração e um convite para irmos mais longe. Clique aqui e inscreva-se. 

Alexandre Santos, membro da Comunidade Recado, pelo Hozana

Tags:
DevoçãonovenaSagrado Coração de Jesus
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Oração do dia
Festividade do dia





Envie suas intenções de oração à nossa rede de mosteiros


Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia