Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 20 Abril |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Presságios de Sexta-feira 13: acreditar ou não?

shutterstock_226971124.jpg

skyfish I Shutterstock

Mathilde de Robien - publicado em 13/05/22

Embora a maioria das pessoas afirme não ser supersticiosa, um estudo recente revela que estão no entanto muito atentos a todo o tipo de presságios, e à "Sexta-feira 13" em particular

Cada ano tem entre uma e três “sextas-feiras 13”. Em 2022, existe apenas um e é hoje. Algumas pessoas veem isto como um mau presságio, enquanto outras (31% dos inquiridos) acreditam que a sexta-feira 13 traz boa sorte. Isto é confirmado pelos dados: o número de jogadores quase duplica todas as sextas-feiras 13. No entanto, apenas 3 em cada 10 franceses admitem ser supersticiosos, de acordo com um estudo do Ifop realizado entre 1.000 pessoas por ocasião da sexta-feira 13 de Maio.

Mas de fato, muitos prestam atenção a objetos ou sinais de boa sorte ou má sorte. Estas crenças têm vindo a aumentar constantemente ao longo dos últimos 20 anos e são particularmente predominantes entre os jovens e as mulheres.

Assim, 45% das pessoas de 25-34 anos dizem ser supersticiosas, e uma em cada cinco mulheres já consultou uma cartomante. Entre as crenças mais temidas, passar por baixo de uma escada, quebrar um espelho ou virar o pão ao contrário estão ainda firmemente enraizadas na imaginação popular, seguidas por comer em uma mesa de número 13 no restaurante.

Significado

O que é que isto diz sobre a sociedade? O Padre Joseph-Marie Verlinde, fundador da Família de São José, fornece um elemento de resposta sobre o tema da clarividência, que também se aplica à interpretação dos sinais.

“A tentação da clarividência não vem por acaso. Germina num solo empobrecido: uma falta de oração pessoal regular, e uma confiança decrescente no futuro e em Deus. O Catecismo da Igreja Católica afirma que a consulta de horóscopos, astrologia, a interpretação de presságios e feitiços, fenómenos de clarividência, e o recurso a médiuns escondem um desejo de poder ao longo do tempo, um desejo de mobilizar poderes ocultos.”

Qual é a atitude cristã?

Como cristãos, que atitude devemos adotar? O Catecismo da Igreja Católica convida-nos a confiar nas mãos de Deus e, portanto, a não temer presságios e destinos. A atitude cristã correta consiste em confiar nas mãos da Providência no que diz respeito ao futuro e em abandonar toda a curiosidade insalubre a esse respeito.

A Bíblia é muito clara sobre este assunto:

Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquele terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus.

(Dt 18, 9-13)

A graça de Deus

Prestar atenção à sexta-feira 13, ou a qualquer outro sinal de má sorte ou boa sorte que possa influenciar o que possa acontecer, é pecar contra a fé.

Referindo-se aos horóscopos, o Padre Alain Bandelier sublinha que isto ofende tanto a dignidade do homem como a grandeza de Deus.

“A nossa liberdade, ainda que condicionada por muitos parâmetros, tem sempre capacidades invisíveis e imprevisíveis. Também ofende a grandeza de Deus: a sua graça é ainda mais imprevisível e pode sempre mudar tudo. De fato, não será que a força da fé cristã reside na crença de que o tempo pertence a Deus?”

Em vez de temerem o futuro, os cristãos são convidados a preferir a esperança, a viver a sua vida quotidiana à luz da Palavra de Deus. Desta forma, eles seriam menos tentados a detectar sinais e presságios em crenças obscuras.

Tags:
futuroPecadoSuperstição
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia