Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Sua vida e sua família estão fundamentadas em Deus?

family picnic

Syda Productions - Shutterstock

Hozana - publicado em 20/05/22

Não se pode ter uma família feliz se Cristo não for o centro do nosso lar

“Se o Senhor não constrói a casa, em vão labutam os seus construtores; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigiam os guardas”.

Você já parou para refletir sobre esta citação bíblica? Sua vida e família estão fundamentadas em Deus? Estamos, a cada dia, vendo a violência contra a família. Não só nas agressões às esposas e aos filhos pelos maridos. Há também uma artimanha, um “processo”, de uma minoria poderosa que quer, de qualquer forma, tirar Deus da família.

Na família, pela Vontade de Deus, nascem as crianças. A família as nutre, educa e as prepara para a vida. É na família que a construção do futuro de nossas crianças tem início. Deus delegou a nossos pais a função de nos dar a vida, de iniciar a nossa existência biológica. São os pais que formam a família. Eles são os nossos próximos mais queridos. Eles devem ser os representantes de Deus na terra. Deus colocou nas mãos dos pais do mundo inteiro a responsabilidade de dar educação e formação aos filhos. A responsabilidade de formar uma família cristã! A família é a escola elementar da vida. 

Os pais podem, porém, educar a criança como desejarem. Podem fazer dela um anjo ou um monstro dependendo da educação e da instrução que lhe for dada. Cada criança, na família, é como uma folha de papel em branco. O que nela primeiro for escrito ficará para a vida inteira. Ela é como aquela arvorezinha que pode ser facilmente inclinada ou replantada, por isso, precisamos ter sempre em mente que é no seio familiar que a criança aprende as primeiras letras do alfabeto da vida.

As famílias e o seus problemas

É verdade que encontramos, em muitas famílias, os mais diversos problemas: famílias marcadas pelas tragédias, atormentadas pelos conflitos, pela negligência, pelos abusos… Acredito que o que elas precisam é ler o “manual da vida” e encontrar o jeito certo de construir e manter bons lares. Este “manual” é a Bíblia! A educação cristã na família tem, desta forma, uma importância e valor fundamentais para a construção da nossa sociedade. A família é a menor, mas a mais importante célula da vida social. Como é a família, assim será a comunidade, a nação e o mundo inteiro.

Não se pode ter uma família feliz se Cristo não for o centro do nosso lar. Deus espera que façamos tudo o que Ele nos ensina para que nossa família seja parte da igreja. Se O obedecermos, incondicionalmente, poderemos dizer como Josué: “…eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.25). Caso contrário, lamentaremos a ausência de Jesus nas nossas famílias e, como Marta, diremos: “Se tu estivesses aqui meu irmão não teria morrido” (Jo 11.21).

A paz no mundo e nas famílias

Todos nós dizemos que detestamos a guerra e somos partidários da paz. Porém, uma coisa é ser partidário da paz, e outra é ser construtor e difusor da paz. Não devemos esquecer que a paz no mundo se fundamenta na paz dos lares e das famílias. É utópico, contudo, pretender a paz na família se cada um de nós não possuir a sua paz interior. Para ser pacífico, é preciso desprender-se de si, saber perdoar e entender as necessidades do outro, assim poderemos promover a paz.

Para nós, cristãos e líderes de qualquer denominação, movimento ou pastoral, necessitamos de audácia e coragem para sairmos do comodismo e da inércia espiritual. Precisamos deixar de lado as preocupações materiais e começarmos uma grande batalha para uma evangelização e postura moral diante de uma sociedade maliciosa e depravada.

Um dos grandes desafios enfrentados pelos cristãos, de todos os tempos, tem sido o de apresentar a Deus uma família que se enquadre dentro da Sua vontade. Hoje, mais do que nunca, temos que procurar fazer com que as nossas famílias sejam uma extensão da Igreja. Queira que sua família esteja alicerçada nos Planos de Deus! Convidamos você a viver conosco uma caminhada de oração e formação para as famílias na rede social de oração Hozana. Venha entender o Plano Divino de Deus para a salvação da humanidade através dos nossos lares. Esperamos você! Clique aqui para se inscrever.  

Henrique Santos Filho, fundador da Comunidade Anuncia-me, pelo Hozana

Tags:
EducaçãoFamíliaFilhosIgrejapais
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia