Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

9 dias para aprender a rezar em casal

COUPLE PRAYING

By Billion Photos | Shutterstock

Hozana - publicado em 17/06/22

A oração gera muitas bênçãos na vida do casal: unidade, harmonia, o viver com e pela fé, o ânimo em meio às tribulações...

A fase do namoro e do noivado são caminhos da providência de Deus que vão nos preparando para o sacramento do matrimônio, que de fato é um chamado para aqueles que o abraçam como ele é, em essência: uma vocação, um estado de vida. Uma vocação por vezes desafiante, mas também santificante e santificadora!

Contudo, para que o casal tenha esse propósito de se amar, com a verdadeira capacidade de amar que vem do Coração de Cristo e de cultivar um olhar missionário, santificador e sacramental, sobre o matrimônio, ele precisa nutrir, desde o período do namoro e do noivado, a prática do diálogo mútuo. Uma outra prática tão essencial quanto é a de buscar uma vida de oração, pois a oração a dois é um trato de amizade do casal com Deus, que é nosso Pai, nosso Salvador, nosso refúgio e nosso amigo, como nos ensina Santa Tereza D’Ávila.

Sabemos que, com o passar do tempo, certamente, ocorrerão dificuldades, esfriamentos, desafios que de certa forma colocarão a prova a alegria e o amor matrimonial. E isso é natural, faz parte da caminhada, como nos atesta a própria Palavra de Deus, na qual aparecem muitas famílias e gerações, desde o Gênesis até o Apocalipse, que viveram histórias de amor e crises familiares, mas que, com a prática da oração, do olhar voltado para o alto e para Deus, a fé e o amor foram fortalecidos e assim conseguiram dar continuidade ao seu compromisso.

A oração na vida matrimonial

Sendo assim, somos chamados a cultivar, na vida matrimonial, essa vida de oração, de diálogo e de amizade com Deus. Não apenas cada um de forma pessoal, mas juntos. Ambos se colocando conjuntamente em oração diante de Deus. O próprio Jesus nos fala sobre a importância da oração em várias passagens bíblicas. Dentre elas podemos destacar as do Evangelho de Mateus, 21, 22, que nos diz: “22. Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis” ou ainda no capítulo 26, 41: “41. Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Devemos sempre ter em mente que essa renovada capacidade de amar não nasce do fato do outro ser perfeito ou fazer tudo que quero e na hora que anseio, ou como eu espero, mas sim nasce, como nos diz a Exortação Apostólica sobre a Alegria Cristã, sempre da maneira de olhar para os homens e para Deus e da busca constante da capacidade de atingir aquilo que há de melhor na alma do outro e a presença divina que é tão próxima de cada coração humano.

Oração e bênçãos

A oração gera muitas bênçãos na vida do casal, dentre elas podemos destacar: unidade, harmonia, o viver com e pela fé, gera fervor, constância e ânimo em meio às tribulações. Homem e mulher que receberam o sacramento do matrimônio se tornam uma só carne. São dois que, unidos e em comunhão com Jesus, tornam-se um. E quando o casal reza junto alcança todas as graças necessárias para si e para sua família. Um casal unido em oração é aquele que constrói sua casa sobre uma base sólida: “Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa: ela porém, não caiu, porque estava edificada na rocha” (Mateus 7, 25)

Nossa história

E foi justamente através dessa vida de oração em comum, e da oração do rosário a Nossa Senhora, já desde a época do namoro, que eu e meu esposo estamos construindo a nossa história que já conta com 18 anos, três filhos e muitos desafios vividos e superados na graça de Deus. “A oração é a mais sólida e indestrutível base de todas as obras”.(São Pio)

No momento que descobrimos gostar um do outro, e antes mesmo de dar o passo para o namoro, já buscávamos sempre rezar juntos e dialogar, falar de forma clara e verdadeira sobre quem somos, o que gostamos, nossos valores, nossa história, e levamos essa postura para dentro do nosso namoro e, depois, para o nosso noivado, e, assim, em tudo que íamos sonhando e nos propondo fazer.

A cada novo passo que ansiávamos em dar, nos colocávamos, antes, em oração para ouvir o que o Senhor já teria sonhado para nós, o que Deus desejava em cada momento para nossa felicidade e santidade. Esforçávamos para em tudo seguir a inspiração que Deus colocava em nossos corações a cada oração que fazíamos juntos, foi assim quando demos o passo no namoro; foi assim quando rezamos e Deus apontou o passo para o noivado, foi assim na preparação para o casamento, na compra do nosso primeiro apartamento, do nosso primeiro carro, nas nossas mudanças de emprego ao longo do tempo, e na chegada de cada filho. 

A oração a dois e em família, juntamente com nossos filhos, renova em nós a disposição de amar, cuidar, perdoar, ajudar e aprender um com o outro, a zelar pelo bem do outro. A oração nos leva a sermos cristãos mais comprometidos com a nossa família, com a Comunidade na qual somos engajados e com a sociedade na qual vivemos. A oração nos faz colocar Deus no centro da nossa família, e, diante de um mundo tão descartável, consumista e materialista, na qual tudo parece ser peso e despesa, conduz-nos a sermos pessoas mais confiantes no amor e na providência de Deus, e a buscarmos investir tempo de qualidade um com o outro.

Vontade de Deus

A oração a dois forja em nossos corações a sede pela vontade de Deus que é sempre boa, agradável e melhor que a nossa, a sede pela Santa Palavra e pelos sacramentos que renovam as nossas forças e nos levam a enxergar juntos, em casa crise, uma oportunidade de melhorar, sedimentar e maturar o vinho da união pois não se vive junto para ser cada vez menos feliz, mas para aprender a ser feliz de maneira nova dentro de cada etapa da vida pois cada crise implica um aprendizado. “A oração é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação” (Santo Tomás de Aquino)

Como é que se faz? O que devemos por em prática? Quanto tempo lhe devemos dedicar? Participe de nove dias de oração e formação para aprender a rezar em casal e receba uma imagem inspiradora, uma Palavra, uma reflexão e uma proposta de ação para o lançar, passo a passo, na aventura da oração conjugal! Clique aqui para participar.

Juliana Mesquita, pelo Hozana

Tags:
CasamentoFamíliaOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia