Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Festa de São João é um dos 3 únicos aniversários de nascimento celebrados pela liturgia

3 aniversarios

Creative Commons

Francisco Vêneto - publicado em 23/06/22

Outra curiosidade: tradicionalmente celebrada em 24 de junho, a celebração do nascimento de São João Batista foi adiantada neste ano para o dia 23

A festa de São João é uma das mais populares do Brasil, mas muita gente não sabe que ela representa uma exceção entre as costumeiras festas de santos na Igreja Católica. É que, via de regra, o calendário litúrgico da Igreja não celebra o dia do nascimento dos santos, mas sim o da sua morte neste mundo: afinal, essa é a data do seu nascimento para a vida eterna!

No entanto, existem três notórias datas de nascimento que nós, católicos, comemoramos liturgicamente:

  • o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo;
  • a natividade da Santíssima Virgem Maria;
  • o nascimento de São João Batista.

O Natal de Jesus Cristo é uma festa central da fé cristã porque celebra o nascimento do próprio Deus feito homem, na gruta de Belém. Nem é preciso dizer mais!

A natividade de Nossa Senhora é celebrada porque ela foi concebida livre do pecado original, por especialíssima graça concedida por Deus à mulher escolhida para ser a Mãe Puríssima do Redentor. Este é o dogma da Imaculada Conceição: a Virgem Maria Santíssima foi concebida sem pecado. A festa da natividade de Nossa Senhora é celebrada em 8 de setembro, precisamente nove meses depois da celebração da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro.

Já o caso de São João Batista precisa de um esclarecimento: ele foi concebido no pecado original, como todos os homens, mas ficou purificado antes ainda de nascer, quando sua mãe, Santa Isabel, foi visitada pela Santíssima Virgem Maria, que, por sua vez, já portava em seu seio o Salvador, Jesus Cristo. Santo Agostinho observou que a Igreja sempre celebra a festa dos santos na dia de sua morte, mas, no caso de São João Batista, santificado já no ventre da mãe, ele é celebrado também no dia de seu nascimento.

Por que neste ano a festa foi adiantada para 23 de junho?

A festa de São João Batista é tradicionalmente celebrada no dia 24 de junho.

Este ano, porém, ela foi adiantada para hoje, 23, porque amanhã será celebrado o Sagrado Coração de Jesus. O que acontece é que esta importante solenidade em honra a Cristo é sempre comemorada na segunda sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi, o que, em 2022, recai justamente neste 24 de junho.

A liturgia católica respeita precedências baseadas na maior importância de determinadas celebrações: no caso, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus tem precedência sobre a festa de São João Batista.

As precedências são definidas pelo documento Normas Universais do Ano Litúrgico e Novo Calendário Romano Geral, cujo número 59 traz uma tabela dos dias litúrgicos segundo a sua ordem prioritária. Nessa tabela constatamos, por exemplo, que a precedência absoluta é dada ao Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, ao Natal do Senhor, à Epifania, à Ascensão e ao Pentecostes. Seguem-se os domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, a Quarta-feira de Cinzas, os dias da Semana Santa de segunda a quinta-feira, os dias dentro da Oitava da Páscoa e as solenidades do Senhor, da bem-aventurada Virgem Maria e dos santos inscritos no calendário geral.

O que quer dizer isto? O número 60 das normas responde: “Se ocorrem no mesmo dia várias celebrações, celebra-se a que ocupa um lugar superior na tabela dos dias litúrgicos. Entretanto, a solenidade impedida por um dia litúrgico, que goze de precedência, seja transferida para o dia livre mais próximo”.

Saiba mais:

Tags:
IgrejaLiturgiaSantos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia