Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 26 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Sim, Deus tem um coração!

JESUS

Renata Sedmakova | Shutterstock

Hozana - publicado em 24/06/22

Deus é amor e se dá a nós diariamente pelo seu coração, que é entregue à humanidade e acessível aos que se permitem encontrar

“Deus veio de longe e Ele parou a um passo do vazio, diante dos nossos olhos.” 

É com esse trecho de um poema de São João Paulo II que gostaria de iniciar essa reflexão a respeito do mistério: Deus tem um coração!

Ao longo da história da Igreja, podemos contemplar muitos homens e mulheres que foram atravessados por essa verdade capaz de mudar rumos e ressignificar tudo. Deus é amor e se dá a nós diariamente pelo seu coração que é doado, entregue à humanidade, acessível aos que se permitem encontrar.

Ele, indescritível e majestoso, veio do alto de Sua glória e se colocou diante de nós, no meio de nós, para nos alcançar como se fosse um igual, caminhando ao nosso lado, compreendendo as nossas sensações, acolhendo os nossos anseios e nos apontando a vontade do Pai.

“Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: ‘Não quebrarão nenhum dos seus ossos’. E outra Escritura ainda diz: ‘Olharão para aquele que transpassaram.”

(Jo 19,31-37)

O Sagrado Coração de Jesus

A espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus nasce na experiência da cruz quando, esvaziado de si, Cristo entrega a sua vida em sacrifício pela remissão dos pecados e definitiva aliança com o seu povo. A lança daquele soldado nos abriu um lugar, de onde recebemos o sangue da vida e a água da purificação. Não precisamos mais ter sede. 

Em 16 de junho de 1675, na França, em um de seus muitos momentos de oração, Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e apresentou-lhe o Seu coração rodeado por chamas de amor, coroado por espinhos, com uma fenda aberta de onde brotava sangue e saía uma cruz.

 “Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-Se e consumir-Se, para manifestar-lhes Seu amor. E como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, desprezos, irreverências, sacrilégios, friezas que têm para comigo neste Sacramento de amor”.

O que fazer diante das palavras de Jesus, aquele que nos deu tudo?
Necessário nos é amá-lo e honrá-lo com as nossas vidas, perseguindo com afinco a Sua Vontade que nos criou para sermos santos e felizes, lembrando de Sua aliança para conosco. 

Deus tem um coração!

Esse é o primeiro passo que convido você a dar: reconhecer que Deus tem um coração. Na gestação humana o primeiro órgão a se desenvolver é o coração. Já nas primeiras semanas de gestação podemos escutar o coração que bate. Assim, na Encarnação de Jesus, o primeiro órgão a ser gerado no seio da Virgem Maria foi o Coração. E no alto da cruz, esse mesmo coração foi transpassado pela lança do soldado e dele jorrou sangue e água. É desse coração que é gerada a nova humanidade, é desse coração que um novo tempo se inaugura. E é esse coração aberto que nos convida hoje “Vinde à mim”.

Finalizo, então, fazendo a você um convite irresistível. Permita-se encontrar por esse Coração que só sabe amar. No Hozana temos duas belíssimas propostas para que você viva e beba dessa espiritualidade: um retiro de 9 semanas para mergulhar na Espiritualidade do Coração de Jesus e um retiro de 5 dias com a temática “Um Coração que tanto amou o mundo”. Escolha o seu e vamos juntos mergulhar fundo nesse Coração.  

Luciana Fontenele, pelo Hozana

Tags:
DevoçãoSagrado Coração de Jesus
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia