Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

7 dicas para aproveitar os últimos dias do mês do Sagrado Coração

Junho é o mês do Sagrado Coração de Jesus

Fred de Noyelle | Godong

Sagrado Coração de Jesus

Francisco Vêneto - publicado em 27/06/22

Uma das dicas: como começar o dia com Ele. Outra: as 12 promessas. Mais outra: a entronização. Confira estas e várias mais!

Junho é, na tradição da Igreja Católica, o mês do Sagrado Coração de Jesus. Ao longo desse período, os católicos são exortados a adorar a Cristo e imitá-lo com ainda mais intensidade, já que o Sagrado Coração é uma representação de Cristo inteiro, todo Amor e todo entrega pela nossa salvação.

A devoção ao Sagrado Coração existe desde o início do cristianismo, mas tomou forma específica a partir de junho de 1675, quando o próprio Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e lhe mostrou o Seu Coração rodeado por chamas, coroado de espinhos, com uma cruz e com uma ferida aberta, da qual brotava sangue. Ele disse à santa:

“Eis o Coração que tanto amou os homens e nada poupou até esgotar-se e consumir-se para lhes testemunhar o seu amor. Em reconhecimento, só recebo ingratidões da maior parte: por suas irreverências e sacrilégios, pelas friezas e desprezos que eles têm por Mim neste Sacramento de amor”.

Conheça o significado de cada elemento envolvido na imagem representativa do Sagrado Coração de Jesus:

Ao falar desta devoção transformadora, o Papa Bento XVI declarou:

“A contemplação do lado transpassado pela lança, na qual resplandece a vontade infinita de salvação por parte de Deus, não pode ser considerada, portanto, como uma forma passageira de culto ou de devoção: a adoração do amor de Deus, que encontrou no símbolo do coração transpassado a sua expressão histórico-devocional, continua sendo imprescindível para uma relação viva com Deus”.

Como aproveitar ao máximo os últimos dias do mês do Sagrado Coração

Ao entrarmos na última semana de junho, podemos reforçar algumas práticas de piedade particularmente recomendadas no mês do Sagrado Coração de Jesus.

1 | COMECE O DIA COM O SAGRADO CORAÇÃO

Durante o mês inteiro, faça a sua oração de oferecimento da manhã ao Sagrado Coração de Jesus. Deixe um pedaço de papel com a seguinte oração perto da cama, colado no espelho do banheiro ou na mesa do café da manhã, para que você se lembre de rezar logo pela manhã:

“Ó Jesus, através do Imaculado Coração de Maria, ofereço minhas orações, obras, alegrias e sofrimentos deste dia por todas as intenções do Teu Sagrado Coração, em união ao Santo Sacrifício da Missa em todo o mundo, em reparação pelos meus pecados, pelas intenções de todos os nossos associados e, em particular, pelas intenções de nosso Santo Padre por este mês”.

2 | DECORE SUA CASA

Coloque uma imagem do Sagrado Coração em uma mesa ou em um aparador em um lugar de destaque na sua casa. Acrescente uma vela e um buquê de flores como um lembrete visual constante dessa devoção.

3 | CONFIE SUAS INTENÇÕES DE ORAÇÃO A ELE

Faça um ofício do Sagrado Coração com seus filhos. É fácil: pegue uma coroa de videira parecida com a coroa de espinhos e coloque no centro da sua cozinha ou mesa de jantar. Faça um coração grande de papel de construção para colocar no meio da coroa. Sobre o coração, cada membro da família escreve uma intenção de oração e/ou uma obra de misericórdia que oferecerão ao Sagrado Coração o mês todo. Quer algo ainda mais simples? Basta escrever suas intenções ou ofertas de oração em um coração de papel e colocar diante de sua imagem do Sagrado Coração.

4 | FAÇA ADORAÇÃO EUCARÍSTICA

Participe da Hora Santa da Adoração Eucarística on-line ou pela televisão como forma de honrar o Sagrado Coração de Jesus presente na Eucaristia. Esta é uma ótima maneira de aumentar não apenas a fé, a esperança e o amor mas também a paz, a libertação da ansiedade e o conforto em seu coração.

5 | PROGRAME SEU ALARME PARA 3H DA TARDE

Essa é a hora da Divina Misericórdia, uma devoção inexoravelmente ligada ao Sagrado Coração de Jesus, pois nos lembra os derramamentos do coração de Jesus, com estas palavras:

“Ó sangue e água que jorraram do coração de Jesus como fonte de misericórdia por nós, eu confio em Vós”.

Reze o Terço da Divina Misericórdia todos os dias deste mês às 15h, a hora em que Jesus morreu por nós. É uma devoção tão bonita, que provavelmente continuará sendo a sua favorita muito depois do fim de junho.

6 | RECORDE AS 12 PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO

Confira-as no seguinte artigo:

7 | ENTRONIZE O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NA SUA CASA

Caso você ainda não tenha feito a sua entronização do Sagrado Coração de Jesus no seu lar, considere fazê-la. Confira o seguinte artigo a este respeito:

Tags:
DevoçãoJesusOraçãoSagrado Coração de Jesus
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia