Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 16 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Como rezar durante as tempestades da vida

Jesus acalma a tempestade

rudall30 | Shutterstock

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 29/06/22

Acreditar em Deus quando ele resolve nossos problemas é bastante fácil. Mas precisamos aprender a acreditar Nele quando tudo parece perdido

O Evangelho de Mateus nos diz:

“Subiu ele a uma barca com seus discípulos. De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: ‘Senhor, salva-nos, nós perecemos!’. E Jesus perguntou: ‘Por que este medo, gente de pouca fé?’. Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. Admirados, diziam: ‘Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?'”

(Mateus 8,23-27)

Reflexão

Quantas vezes já estivemos em uma situação como a descrita no Evangelho? Quantas vezes passamos por provações tão duras, que nos fazem pensar se Deus está dormindo? 

A primeira lição que precisamos aprender com os discípulos é que, nesse tipo de situação, devemos aprender a orar com sinceridade: “Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: ‘Senhor, salva-nos, nós perecemos!'”

Muitas vezes nos desesperamos ou desconfiamos de Deus. Rezar significa saber que existe Alguém a quem podemos recorrer, mesmo com raiva e decepção. 

Acreditar em Deus quando ele resolve nossos problemas é bastante fácil. Mas podemos aprender a acreditar Nele quando tudo parece perdido. Precisamos aprender a acolher as tempestades, pois elas nunca podem tirar nossa paz. Algumas coisas, quando vividas com fé, podem nos abater, mas não nos enterrar.

Tags:
dificuldadesOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia