Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 19 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Vale rezar “apenas em pensamento”?

Homem rezando em pensamento

Shutterstock

Pe. Cido Pereira - Reportagem local - publicado em 30/06/22 - atualizado em 10/09/23

Jesus nos fala de dois tipos de oração, explica o pe. Cido

Vale rezar “apenas em pensamento”? Quem fez esta pergunta foi uma leitora da coluna de perguntas e respostas mantida pelo pe. Cido Pereira no jornal O São Paulo, da arquidiocese paulistana:

“Gostaria de saber se rezar em pensamento sem proferir as palavras da oração também é válido. Ou seja: nossas orações chegam até Nosso Pai do Céu, Jesus Cristo, e a Virgem Maria, além dos santos, mesmo assim?”

O pe. Cido respondeu:

“Minha irmã, rezar em pensamento é lindo demais e nos dá muita paz. Nem sempre a gente pode rezar alto, até porque as pessoas podem estranhar. Na vida agitada que temos, recebendo milhares de mensagens a toda hora, rezar em silêncio nos coloca em sintonia com Deus e com nós mesmos, e isto faz bem para a nossa alma e nos dá a paz.

O que você não pode fazer é deixar de lado a oração em comum, porque Jesus a recomendou. Aliás, Jesus nos fala de dois tipos de oração: a oração em particular, num lugar isolado ou em silêncio na confusão da vida; e a oração comunitária, em que Jesus nos garante que, quando dois ou mais se reunirem em seu nome, Ele estará no meio deles”.

O sacerdote então exortou:

“Continue, portanto, orando em silêncio, usando as preces que você sabe de cor ou meditando nas verdades de nossa fé, num amoroso diálogo com Deus.

Pedir em silêncio o socorro dos anjos e santos também é importante, porque eles são nossos heróis, nossos amigos e nossos mestres no compromisso com Deus e com os irmãos. E se você se lembrar, reze por mim, está bem? Gostei demais de sua pergunta. Muita paz para você!”

Tags:
JesusLiturgiaOraçãosilencio
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia