Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quarta-feira 24 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Por que existem circunstâncias em que parece que Deus está a dormir?

BARCA, CARTA, MARE

marco martins | Shutterstock

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 03/07/22

No meio da tempestade, quando somos tentados a pensar que Deus está ausente, podemos experimentar a paz de quem diz: 'Estou nas tuas mãos, sei que me amas'

Quem sabe quantas vezes na vida uma situação como a descrita no Evangelho de Mateus 8, 23-27 (íntegra abaixo) nos terá acontecido: experimentar uma provação tão dura que nos perguntamos “por que é que Deus parece estar a dormir?”

De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca.

A primeira lição que os discípulos nos dão, contudo, é que em tais situações devemos aprender a rezar com sinceridade:

Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos!

Demasiadas vezes desesperamos ou fechamos os canais de confiança em Deus. Rezar, por outro lado, é ter sempre Alguém a quem nos possamos dirigir, mesmo nos casos em que só podemos dirigir a Deus a nossa revolta e desilusão.

E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria.

Não se acredita em Deus apenas quando Ele resolve os nossos problemas, acredita-se n’Ele quando os problemas estão em fúria e tudo parece perdido. É nesse preciso momento que podemos dizer ‘Estou nas tuas mãos, faz comigo o que quiseres porque eu sei que me amas’. Então as tempestades nunca nos tirarão a paz.

Certas coisas, quando experimentadas na fé, podem afetar-nos mas não enterrar-nos.

Evangelho de Mateus 8, 23-27

Subiu ele a uma barca com seus discípulos. De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos! E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?

Tags:
BíbliaMeditaçãoOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia