Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 23 Abril |
Aleteia logo
Em foco
separateurCreated with Sketch.

Como aceitar a evolução ajudou-me a redescobrir Deus

WEB EVOLUTION DARWIN HUMAN © Man_Half-tube

Human Evolution

Tom Hoopes - publicado em 13/07/22

"Vivemos com sombras sobre as nossas janelas, por assim dizer, porque temos medo que a nossa fé não possa suportar a luz plena e gritante dos fatos", diz Ratzinger. Isto não é fé, mas "uma espécie de recusa de fé"

O livro católico mais esperado do ano foi finalmente lançado. Bem, pelo menos o mais esperado por mim.

A obra do Dr. Matthew Ramage explicando como a evolução é compatível com a fé católica tem sido extremamente importante para mim no último ano. Ouvi-o aqui no Benedictine College em Atchison, Kansas, online e em podcasts, juntamente com o professor de filosofia do Benedictine College, Dr. James Madden, e as palestras e vídeos do Instituto Thomistic.

A descoberta desta rica veia do pensamento católico atual foi para mim uma segunda experiência de conversão.

Agora, o quarto livro de Ramage, académico mas acessível, aplicando a sabedoria do Papa Bento XVI a dificuldades teológicas urgentes, está disponível na CUA Press: From the Dust of the Earth: Benedict XVI, the Bible, and the Theory of Evolution.

Talvez, como eu, você tenha dúvidas sobre a evolução por causa da ciência, da teologia ou de ambas.

Durante anos duvidei que tanto a evolução humana como o relato bíblico sobre a criação especial dos seres humanos pudessem ser verdadeiros. Eu sabia que os católicos eram livres de acreditar ou não na evolução, mas aceitá-la sempre me pareceu uma espécie de rendição, como se tivéssemos de ceder algo central e fingir que isso não importava.

O Dr. Ramage sente a minha dor.

Ele fala dos católicos como eu na introdução do livro. Eles “têm sido muitas vezes bem catequizados. Eles conhecem a história da salvação. Eles amam Jesus Cristo e estão empenhados em viver como seus discípulos. Contudo, muitas vezes lutam em vão para encontrar respostas sãs às suas perguntas, devido à presunção generalizada de que a fé e a teoria evolucionária são incompatíveis”.

Ele cita o Cardeal Joseph Ratzinger, que se tornaria Papa Bento XVI, que também compreende porque é que as pessoas se preocupam com a aceitação alargada da evolução por parte da Igreja. Perguntamo-nos quanto mais será perdido – os milagres de Jesus? A ressurreição?

Mas Dr. Ramage está preocupado com o problema oposto: as nossas dúvidas sobre a ciência ferem a nossa fé.

O Pew Research descobriu que não só a maioria das pessoas não religiosas consideram a ciência e a fé incompatíveis, mas também mais de metade dos frequentadores semanais da igreja consideram. Como pode a fé durar se mesmo os seus adeptos mais fervorosos pensam que ela não pode coexistir com uma área de ciência em crescimento?

O Bispo Robert Barron gosta de salientar que as dúvidas resultantes de questões científicas são uma das principais razões para o surgimento de “nones” – aqueles que não reivindicam nenhuma religião.

Dr. Ramage cita as poderosas palavras de Ratzinger sobre o perigo neste estado de coisas. “Vivemos com sombras sobre as nossas janelas, por assim dizer, porque receamos que a nossa fé não possa suportar a luz plena e gritante dos fatos”, disse ele. Isto não é fé, mas “uma espécie de recusa de fé”.

Para Ratzinger, “acreditar verdadeiramente significa olhar toda a realidade de frente, sem medo e com o coração aberto, mesmo que vá contra a imagem de fé que, por qualquer razão, fazemos para nós próprios”.

É verdade: a verdadeira fé enfrenta a ciência sem medo.

O que mais gosto no livro de Ramage é que ele ultrapassa a preservação da fé apesar da ciência, para melhorar a fé através da ciência.

A sua obra tem-me ajudado a perceber:

Deus é soberano. Em vez de ser uma causa entre outras, e de trabalhar em termos humanos e horários humanos, Deus é a base de todo o ser, o impulsionador imóvel, a eterna fonte infinita de ser e essência, para quem 1.000 anos são apenas um dia.

A natureza é de Deus. Compreender a evolução é ajudar-me a ver a presença e a ação de Deus em toda a parte. Costumava pensar em Deus como responsável apenas pelas rupturas no mundo natural. Agora vejo-o em cada campo e em cada pássaro, como Jesus o fez.

A Trindade e a cruz são universais. Deus é uma Trindade de dom próprio entre três pessoas, uma das quais é Jesus Cristo, crucificado. Quando o procuramos, vemos isso refletido em toda a parte na criação, onde todas as criaturas avançam através do dom e do sacrifício.

Em suma, tudo faz agora mais sentido para mim, e a minha confiança no que a Igreja acredita nunca foi tão forte. Recomendo vivamente que se faça uma viagem com o Dr. Ramage e outros pensadores para uma compreensão mais profunda do mundo natural.

É possível que você se apaixone de forma renovada por Deus.

Tags:
CiênciaSociedade
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia