Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Como a Bíblia pode nos ajudar a “avançar para águas mais profundas”

COUPLE BIBLE

By Dream Perfection | Shutterstock

Mário Scandiuzzi - publicado em 07/09/22

A Palavra de Deus anunciada por Jesus há mais de dois mil anos continua viva, ensinando-nos e mostrando-nos as Verdades Divinas

“Avance para águas mais profundas”. Esta foi a frase que Jesus disse a Pedro, depois de pregar às margens do lago de Genesaré (Lucas 5, 1-11). Ainda sem entender muito bem o que essa mensagem significava, Pedro argumentou: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa da tua palavra, lançarei as redes”. E o que o Evangelho narra em seguida mostra que pescaram tantos peixes que as redes se rompiam. 

Esta foi a frase que Jesus disse a Pedro, depois de pregar às margens do lago de Genesaré (Lucas 5, 1-11). Ainda sem entender muito bem o que essa mensagem significava, Pedro ainda argumentou: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa da tua palavra, lançarei as redes”. E o que o Evangelho narra em seguida mostra que pescaram tantos peixes que as redes se rompiam. 

A Palavra de Deus anunciada por Jesus há mais de dois mil anos continua viva, ensinando-nos e mostrando-nos as Verdades Divinas. Mas se permanecermos na margem, não encontraremos as riquezas contidas nas Sagradas Escrituras. É preciso “avançar para águas mais profundas”, isto é, mergulhar nos ensinamentos bíblicos e abrir nossos corações para a graça do Pai. 

Assim como Pedro, se continuarmos nossa pescaria apenas com nossos recursos, os resultados não serão bons. Porém, quando Pedro acreditou naquilo que Jesus lhe disse, o resultado foi uma pesca milagrosa. Assim é na nossa vida. Se contarmos apenas com nossa força, não alcançaremos a vitória. Mas se deixarmos o Espírito Santo agir em nossa vida, poderemos nos enriquecer em graça e sabedoria. 

Como avançar para águas mais profundas

Como são Paulo escreveu ao Coríntios, “nossa capacidade vem de Deus” (II Cor 3, 5). Fazendo a nossa parte, abrindo nosso coração e nossa vida à graça de Deus, Ele realiza a obra. E para isso, precisamos “avançar para águas mais profundas”, conhecer cada vez mais a Palavra Viva que está na Bíblia. 

E em outro trecho, são Paulo escreve a Timóteo dizendo que “toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2 Tim 3, 16-17). 

Portanto para avançar para águas mais profundas e encontrar as riquezas divinas, devemos mergulhar na Sagrada Escritura, buscar a força do Espírito Santo, e praticar os ensinamentos que Jesus nos deixou, amando a Deus e ao próximo. 

Tags:
BíbliaevangelhoVirtudes
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia