Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

O ritual da manhã que pode melhorar significativamente o seu dia

morning moment

Pixabay

Marzena Devoud - publicado em 22/09/22

Você acredita realmente que a oração matinal pode lhe trazer uma calma interior e uma luz que transforma o seu dia?

“Acordar de manhã sempre foi algo difícil para mim”, diz Pierre, um empresário de 52 anos. “Por vezes sinto ansiedade, a maior parte das vezes injustificadas”, admite ele, “mesmo que sejam alimentadas pelas verdadeiras questões da minha vida quotidiana”. Em meio a essa batalha, ele viu se estresse aumentar e sua produtividade diminuir.

Tentando mudar isso, há algum tempo, Peter decidiu subscrever um serviço gratuito dos dominicanos que envia o Evangelho do dia por correio electrónico.

“Desde então, isso se tornou um ritual que dura apenas alguns minutos: logo após acordar, faço o sinal da cruz, tenho um momento de silêncio onde ofereço o meu dia ao Senhor, e lhe digo o que vai acontecer no meu dia, então leio o Evangelho. Eu acolho o que Jesus tem para me dizer. Por vezes é iluminador, mesmo que não fale todos os dias. Mas pelo menos o circuito dos meus pensamentos negativos começa o dia desligado da tomada. Posso então começar o meu dia com confiança, e sobretudo com a sensação de que não estou sozinho”, diz ele.

Oração matinal, o verdadeiro milagre da manhã

A experiência de Anne-Fleur e Xavier, um casal na casa dos trinta anos, casados há sete, é semelhante. Eles não conseguiam rezar juntos. Era-lhes impossível. Consciente do risco de que a dada altura um silêncio pudesse instalar-se entre eles, Anne-Fleur convenceu Xavier a seguir o conselho de um amigo sacerdote. “Foi durante a Semana Santa. Senti que tínhamos de ultrapassar esse entrave e criar um pequeno ritual diário para os dois.

O nosso amigo sacerdote sugeriu que tentássemos rezar assim que acordássemos por apenas um minuto, de mãos dadas e em silêncio. Durante este momento, deveríamos convidar Cristo para o nosso “jardim interior comum”. Com a ideia de agradecer o Senhor por nos ter cuidado de nós durante a noite e de lhe oferecer tudo o que iríamos experimentar durante o dia.

Essa oração silenciosa”, afirma Anne-Fleur, “aproximou-nos muito mais”. Após algumas semanas de prática, tivemos a impressão de que as nossas almas se reconectavam todas as manhãs, e que estavam então unidas a Deus. Um verdadeiro milagre da manhã para o casal, graças ao qual as preocupações e tensões da vida quotidiana têm menos impacto, como se a oração “criasse uma espécie de escudo” que facilitasse a sua superação.

O primeiro desejo do dia

Para o Papa Francisco, a oração deve ser “o primeiro desejo do dia”. Na audiência geral de 4 de Novembro de 2020, aconselhou a sua prática ao amanhecer, “antes que o mundo acorde”.

Rezar de manhã, antes da maratona do dia começar, “dá alma ao que de outra forma ficaria sem fôlego”, e permite que os obstáculos sejam transformados em “apelos de Deus”. Isto foi o que João Paulo II praticou toda a sua vida. Acordava cedo, por volta das 5h manhã, tomava uma ducha e ia para a capela para meditação. Celebrava a Missa imediatamente a seguir, às 7 horas, num pequeno grupo. Depois da missa, ele ficaria por um bom tempo em ação de graças. A sua capacidade de oração era impressionante, especialmente quando celebrava a sua Missa matinal na capela da residência de Verão em Castel Gandolfo. Em seu livro, o cardeal Philippe Barbarin descreve-o da seguinte forma:

“Numa manhã cedo de Verão, 19 de Agosto de 1983, entrei na capela do palácio apostólico de Castel Gandolfo com os jovens da “equipe de St Louis”. Quando cheguei, vi que ele estava ali, ajoelhado perante o Santíssimo Sacramento. Para dizer a verdade, vejo acima de tudo as suas costas ligeiramente arqueadas, simbolizando o homem concentrado que carrega o peso do mundo inteiro sobre os seus ombros. Ele parece estar em sintonia com Aquele que está lá, antes dele, e a quem adora. O que me impressiona acima de tudo é a impressão de que ele está lá, como que unificado, ou melhor, que ele está lá com Jesus presente perante ele neste altar. Ambos formam um bloco: a rocha, a pedra angular.

A voz interior da graça

Para João Paulo II, a oração deu sentido a toda a sua vida, em todos os momentos, em todas as circunstâncias. A oração matinal consistia em ouvir a voz interior da graça, ouvir o chamado. Várias vezes salientou como a oração matinal ajuda a “ouvir” este apelo. Permite que a alma renove o seu contato com o Criador.

Pois rezar de manhã é colocar tudo o que vai acontecer durante o dia nas mãos de Deus. É render-se a Ele em total confiança. Significa oferecer-lhe todas as alegrias e tristezas, os esforços e fraquezas. Significa confiar-Lhe o que é difícil ou importante, seja uma consulta profissional, um exame médico ou um relatório a ser escrito com urgência… De certa forma, significa dar o tom para impulsionar o dia inteiro.

Como diz São João da Cruz, “a alma tem a sua vida radicalmente em Deus”. A oração matinal torna a alma presente em Deus. A sua união pode então ter lugar na sua totalidade. Do louvor à oferta, da meditação à ação de graças, do silêncio ao canto…

Tags:
EstresseMeditaçãoOraçãoSaúdeVirtudes
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia