Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quarta-feira 24 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

6 dicas simples para perseverar na oração

web-hands-pray-sunset-shutterstock_419682313-astrostar-ai.jpg

Anna Ashkova - publicado em 07/11/22

Cansaço, falta de tempo, distrações, preguiça... Por vezes é difícil rezar durante o dia. No entanto, usando alguns truques fáceis, é possível perseverar na oração sem se forçar (ou quase...). Confira:

Como registado no Livro dos Atos dos Apóstolos, os primeiros seguidores de Jesus foram “diligentes na oração” (Atos 1, 14). Todos os dias se reuniam no Templo para rezar e celebrar a Ceia do Senhor nas suas casas (Atos 2, 42-46). “Não desanimeis, mas permanecei fervorosos no Espírito, servi ao Senhor, regozijai-vos na esperança, permanecei firmes em tempos de provação, sede diligentes na oração”, invoca também São Paulo (Romanos 12, 11-12).

No entanto, quanto mais avançamos na vida cristã, mais assumimos os hábitos e o ritmo da vida moderna. As suas distrações e exigências são obstáculos à oração, para não mencionar o fato de que muitas vezes nos falta tempo ou, por vezes, simplesmente não temos vontade de rezar. Então, o que podemos fazer quanto a isso? Como podemos perseverar na oração?

1REZAR COM ALGUÉM

CASAL REZANDO PELOS FILHOS

Nem sempre é fácil encontrar a motivação para rezar diariamente. Então, por que não arranjar alguém próximo de si para ajudar? Como casal, com amigos, com a família… Encontre alguém no seu círculo e sugira que rezem juntos. Desta forma, vocês vão se apoiar e perseverar juntos em oração.

2IR GRADUALMENTE IMPONDO UMA DISCIPLINA

Réveil

“Como brilha uma lâmpada, se não pelo derramamento contínuo de pequenas gotas de óleo”, disse Madre Teresa. Marque um momento de oração (de manhã quando acordar ou à noite quando se deitar) e coloque um alarme de início e fim, para aumentar gradualmente o tempo de recolhimento. Tente ater-se ao que decidiu por si próprio. Isto irá ajudá-lo a manter-se disciplinado e a não se tornar preguiçoso.

3TRANSFORMAR DISTRAÇÕES EM ORAÇÕES

PONDER

As distrações durante a oração são a vida que brota do inconsciente. Mas sabe que elas podem ser oportunidades para a oração? Quando perturbarem a sua mente, ofereça-as a Deus e transforme-as em pedidos, intercessões, ações de graças ou perdão. “Senhor, abençoo-te pelas crianças que me dão problemas; peço-te perdão pelo desejo de vingança que se eleva em mim quando penso no meu próximo; dá-me coragem no meu trabalho; ajuda-me a atravessar este abismo financeiro em que estou…”

4LER A PALAVRA DE DEUS

Bíblia

“Porque embora esteja ausente no corpo, estou convosco em espírito, regozijando-me por ver a boa ordem que prevalece entre vós e a firmeza da vossa fé em Cristo” (Cl 2,5). Se rezar todos os dias é um exercício difícil para si, ler a Bíblia pode dar-lhe um impulso de coragem para perseverar neste precioso ritual. Por exemplo, pode ler o Evangelho do dia, seguir a Liturgia das Horas ou escolher um salmo para recitar cada dia.

5UTILIZAR AS ORAÇÕES JACULATÓRIAS

BLONDE WOMAN,

Tudo pode ser uma oportunidade para elevar o coração a Deus que conhece as fraquezas da nossa natureza. Repetidas de vez em quando durante o dia ou em antecipação de uma decisão a ser tomada, as orações jaculatórias convidam-no a saborear a graça da rendição. Estes pequenos gritos do coração para o céu ajudá-lo-ão a perseverar na sua oração diária, especialmente se for incapaz de rezar.

6LER UMA ORAÇÃO SIMPLES LENTAMENTE

modlitwa osób świeckich według ojca Pio

No seu livro Petit guide pour une vie transformée (ed. Première Partie), Gregory Turpin, aconselha a recitar uma oração já feita quando a oração se torna impossível. Esta pode ser um Pai Nosso, uma Ave Maria, a oração do coração ou outra oração que está habituado a recitar com frequência. No entanto, não deixe de recitá-la lentamente, para que se possa concentrar nas palavras que está a dizer, para se manter ligado a Deus.

Tags:
BíbliaMeditaçãoOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia