Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

O Papa nos diz por que é importante “parar e olhar para o presépio”

Lighten up Christmas Tree and Nativity Scene at St. Peter's Square in the Vatican.

Antoine Mekary | ALETEIA

Reportagem local - publicado em 21/12/22

Em reflexões belíssimas e simples sobre a cena de Belém, ele nos destaca a maravilha de contemplar a esperança!

Na última catequese semanal antes do Natal de 2016, o Papa Francisco falou da esperança e destacou a importância de contemplarmos o presépio.

É que, ao falar de esperança, costumamos pensar em algo que não é visível, já que aquilo que esperamos vai além das nossas perspectivas imediatas. Só que o Natal de Cristo nos fala de uma esperança visível e compreensível, porque se fundamenta em Deus:

“Ele entra no mundo e nos dá a força de caminhar com Ele, em Jesus, rumo à plenitude da vida. Para o cristão, esperar significa a certeza de estar no caminho com Cristo rumo ao Pai, que nos aguarda. Esta esperança, trazida pelo Menino Jesus, proporciona um destino bom para o presente: a salvação da humanidade e as bem-aventuranças para quem se entrega a Deus misericordioso. Como resume São Paulo, ‘Na esperança fomos salvos’. Eu caminho na esperança ou a minha vida inteira é parada, fechada? Meu coração está numa gaveta fechada ou aberta à esperança que me faz caminhar, com Jesus?”

Francisco então fez um vínculo entre esta reflexão e o presépio, onde se aguarda a chegada do Menino Jesus:

Belém

“Pequena aldeia da Judeia, Belém não é uma capital e, por isso, foi preferida pela Providência Divina, que adora agir através dos pequenos e humildes. Jesus nasce no lugar onde a esperança de Deus e a do homem se encontram”.

Maria

O Papa nos convidou a olhar para Maria, Mãe da esperança, que, com o seu “sim”, abriu a Deus a porta do nosso mundo. Escolhida por Ele, acreditou na Sua palavra.

José

A seu lado, José também acreditou na palavra do anjo: aquele Menino nascido na manjedoura vinha do Espírito Santo. Em Jesus estava a esperança para todos os homens, porque, mediante o Filho, Deus salvaria a humanidade da morte e do pecado.

Os pastores

Representam os humildes e os pobres, que, naquele Menino, veem a realização das promessas e esperam a salvação de Deus para cada um deles.

“Quem confia nas próprias seguranças, principalmente materiais, não aguarda a salvação de Deus. Já os pequenos esperam nele e se alegram quando reconhecem naquele Menino o sinal indicado pelos anjos”.

O coro dos anjos

Anuncia, do alto, o grande desígnio que aquele Menino realiza: “Glória a Deus no alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amados”. A esperança cristã se expressa no louvor e no agradecimento a Deus, que inaugurou seu Reino de amor, justiça e paz,

Parar e olhar

“Por isso é importante olhar o presépio. Parar um pouco e olhar. E ver quanta esperança existe nestas pessoas”.

“Cada ‘sim’ ao Jesus que vem é uma semente de esperança. Bom Natal de esperança a todos!”.

Tags:
EsperançaNatalPapa FranciscoPresépio
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia