Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quarta-feira 24 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

3 “lugares” onde você pode encontrar Deus

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Woman – car – shutterstock_400992952.jpg

Shutterstock

Luisa Restrepo - publicado em 12/01/23

É nos momentos de inquietação que surgem nos nossos corações as perguntas verdadeiramente importantes, aquelas que nos abrem à busca de Deus

Está claro que nossa fé não nasce de nossos méritos ou de raciocínios teóricos. Pelo contrário: a fé é um dom de Deus. A Sua graça ajuda-nos a despertar da indiferença e a abrir espaço para questões importantes, questões que nos fazem sair da presunção de estarmos bem e abrir-nos ao que está para além de nós.

Não devemos ter medo de experimentar a inquietação de nossas perguntas. O Papa Francisco nos diz:

É nestes momentos que surgem no nosso coração as perguntas verdadeiramente importantes, aquelas que nos abrem à busca de Deus: Onde está a felicidade para mim? Onde está aquele amor que não se quebra diante da fragilidade, do fracasso ou da traição? Quais são as oportunidades escondidas em minhas crises e sofrimentos?

Muitas vezes procuramos acomodar o coração, sedá-lo, sedar a alma, até que não haja mais inquietação.

Mas Deus habita nas inquietudes e também em outros “lugares”. Quer encontrá-lo? Ele está nas seguintes situações:

1Nas perguntas inquietas

Deus vive em nossas perguntas inquietas; nelas “nós o procuramos como a noite procura a aurora”.

Ele está no silêncio que nos perturba antes dos fracassos, antes da morte e no fim de toda a nossa grandeza. Está na necessidade de justiça e amor que carregamos e em cada acontecimento da realidade. Ele é o mistério do outro que estamos constantemente procurando.

Portanto, este é o primeiro “lugar” onde você pode encontrar Deus: na inquietação das perguntas. Não tenhamos medo de entrar neste caminho que leva a Jesus.

2No risco do caminho

O segundo lugar onde podemos encontrar o Senhor é no risco e nos perigos do caminho.

As dúvidas, mesmo espirituais, se não as colocarmos, se não orientarmos o nosso movimento interior para Deus e para a sua palavra, podem conduzir-nos à frustração e à desolação.

Por isso, não podemos parar, mas sempre buscar, sempre descobrir, nunca deixar de nos surpreender.

Sem um caminho contínuo, sem um diálogo constante com o Senhor, sem a escuta da Palavra e sem perseverança não se pode crescer. Uma mera noção de Deus e alguma oração para acalmar a consciência não são suficientes; é preciso seguir Jesus e seu Evangelho, discutir tudo com Ele na oração, procurá-lo nas situações cotidianas e no rosto dos outros.

A fé é um caminho, a fé é uma peregrinação, a fé é uma história na qual é preciso sempre recomeçar.

3Na adoração

Este é o ponto decisivo. Nossas preocupações, nossas perguntas, nossos caminhos espirituais devem convergir na Adoração ao Senhor. Ali encontramos a fonte de tudo, porque é o Senhor quem faz nascer em nós o sentir e o agir.

Tudo nasce e tudo culmina ali, porque o fim de tudo não é atingir uma meta pessoal e receber a glória para nós mesmos, mas encontrar Deus e deixarmos ser abraçados pelo seu amor.

De nada adianta sermos grandes apóstolos se não colocarmos Jesus no centro e não o adorarmos.

Na Adoração, aprendemos a estar diante de Deus – não tanto para pedir ou fazer alguma coisa, mas para nos calar e nos abandonar ao seu amor, para sermos regenerados por Sua misericórdia.

Perdemos o sentido da Adoração, porque perdemos a capacidade de compreender as inquietações e perdemos a coragem de seguir em frente com os riscos do caminho.

Hoje o Senhor nos convida a adorar para não nos curvarmos diante das coisas que acontecem ou diante da lógica sedutora que nos afasta do caminho. Vamos?

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos

Tags:
DeusIgrejaOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia