Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 18 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Este hábito pode afastar Satanás

Rezando com a Bíblia

Bangkok Click Studio | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 06/02/23

São João Crisóstomo ensinou o seu povo a usar esta arma espiritual muito eficaz

Padre da Igreja Primitiva muito conhecido pela pregação e pelos profundos escritos espirituais, São João Crisóstomo também era muito consciente da batalha espiritual que está sendo travada ao nosso redor.

No seu comentário sobre o Evangelho de João, ele ensinou ao seu povo um hábito simples, que, a seu ver, impedia qualquer presença maligna de entrar numa pessoa.

Crisóstomo examina o quarto capítulo de João e começa com uma exortação aos seus ouvintes para que entendam as Escrituras em vez de simplesmente possuírem um belo exemplar da Bíblia.

Não ouço gloriar-se ninguém por conhecer o conteúdo [das Escrituras], mas por ter um exemplar escrito em letras de ouro. E que ganho, dizei-me, é esse? As Escrituras não nos foram dadas apenas para que as possamos ter em livros, e sim para que as possamos gravar no coração.

Ele vê o conhecimento das Escrituras não apenas como necessário para a vida espiritual, mas também como forte defesa contra o maligno.

Desejo que, desses livros, transmitas a letra e o sentido ao teu entendimento, para que ele seja purificado quando receber o significado do que está escrito. Se, afinal, o diabo não ousará chegar perto de uma casa onde há um Evangelho, muito menos ousará qualquer espírito maligno ou qualquer natureza pecaminosa jamais tocar ou entrar numa alma que traz consigo os sentimentos que ele contém. Santifica, então, a tua alma, santifica o teu corpo, mantendo-os sempre no teu coração e na tua língua. Pois se a linguagem obscena contamina e convida os demônios, é claro que a leitura espiritual santifica e atrai a graça do Espírito.

Em outras palavras, São João Crisóstomo acredita que uma alma que verdadeiramente cumpre as palavras da Escritura e as mantém sempre vivas no seu coração e nos seus lábios será virtualmente imune a ataques satânicos.

Isto é essencialmente o que diz São Paulo na sua carta aos Efésios: que não estamos lutando contra carne e sangue, mas contra os principados, as potestades, os governantes do mundo das trevas atuais, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Portanto, ele nos exorta a vestir-nos da armadura de Deus, para podermos resistir no dia da provação, e a proteger-nos com o capacete da salvação e com a espada do Espírito, “que é a palavra de Deus” (cf. Efésios 6,12;13;17).

Crisóstomo entendia bem o reino espiritual e sabia como derrotar os poderes de Satanás. As suas orações são usadas até nos ritos de exorcismo da Igreja Ortodoxa.

Que o Senhor te repreenda, Satanás! Ele que na glória ascendeu aos céus até Seu Pai, sentando-se à direita da Majestade no trono da glória. Diabo: que o Senhor te repreenda!

As escrituras são uma defesa poderosa contra Satanás, mas devem atingir as profundezas do nosso coração. Como o autor de Hebreus escreveu, a palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante que qualquer espada de dois gumes; e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração (cf. Hebreus 4,12).

Tags:
BíbliaDemônioDeusEspiritualidade
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia