Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Do Islã à fé católica, a impressionante conversão de Inês

Mulher de costas na rua

Shutterstock

Domitille Robert - publicado em 16/02/23

Inês, de 20 anos de idade, era muçulmana até um ano atrás. Desde então, descobriu Cristo e agora ela é catecúmena em Paris. "Cristo é o presente que me foi oferecido", diz ela à Aleteia. "Ele transforma a vida". Veja seu testemunho:

Na capelania da Sorbonne em Paris, Inès, de 20 anos, testemunha com um sorriso no rosto e um toque de humor. Hoje, a jovem é catecúmena e está a caminho do batismo. Radiante, Inès parece estar realizada em sua nova vida como católica. Certa de ter escolhido uma grande aventura, ela confessa: “As conversas comigo após cinco minutos voltam-se a questões de fé… de uma maneira bastante inexplicável!” Desde este verão, ela descobriu a evangelização nas ruas. “Trata-se de ir ao encontro de alguém quando Cristo vem ao encontro de alguém”. Opondo-se ao discurso “viva bem sua vida enquanto você está feliz”, a jovem está convencida de que o que realmente faz as pessoas felizes é Cristo! A estudante também está muito envolvida com a capelania de sua universidade. Para Inès, a fé é um dom precioso que ela quer compartilhar, e ela encarna esta graça em sua vida diária através da alegria que ela transmite.

Em minha vida anterior, eu tive momentos de verdadeira aridez espiritual

Mas Inês nem sempre foi católica. Criada no Islã desde o nascimento, a jovem mulher não teve dúvidas, até 2021, de que a fé muçulmana era a definitiva. “Se você tinha que acreditar em Deus, era através do Islã, e não em outro lugar”, lembra ela. A fé desta brilhante estudante de filosofia era principalmente intelectual. Olhando para sua vida, ela percebe hoje que as experiências de fé que teve quando criança foram um sinal de que Deus a preparava para sua conversão há muito tempo. Ela se lembra de estar em um carro com seu tio aos 7 anos de idade, quando foi subitamente “como que atingida por um raio”. Ela então teve a sensação de estar “presa ao poder de Deus”. Estes momentos ocorreram várias vezes durante sua adolescência, um período marcado por dúvidas.

Ines diz: “Em minha vida anterior, eu tive momentos de verdadeira aridez espiritual”. Com uma visão a posteriori, a jovem é capaz de colocar seus períodos de dúvida em palavras. “Fui em todas as direções pensando que estava procurando por mim mesma, sem ver que havia outro problema”. “O de saber quem Deus era para mim, o papel que Ele desempenhou em minha vida e quem eu era em relação a Ele, uma pergunta à qual o Islã não dá uma resposta.

Hoje, tudo está mais claro para Inês, que encontrou recursos inestimáveis no catolicismo. Embora ela tivesse “um pouco de fé intelectual” antes, a conversão de Inês foi principalmente espiritual. Ela percebe que “sua maneira de viver sua própria interioridade não é a mesma coisa”, desde que se tornou cristã. Sua fé é muito mais encarnada, seu relacionamento com Deus também mudou muito. Particularmente sensível ao mistério da cruz, ela se sente permanentemente acompanhada por Deus, especialmente no sofrimento. Chamada e tocada por Cristo, ela explica: “Jesus é a pessoa da Trindade que me reconciliou com Deus”.

Se Jesus não tivesse vindo para me salvar, acho que eu teria acabado perdendo minha fé

Foi durante seu primeiro ano de estudos preparatórios em literatura, quando ela estava passando por um período particularmente difícil, que a vida de Inès tomou um rumo diferente. Naquele momento, a jovem rejeitou Deus, culpando-o por sua dor. “Se Jesus não tivesse vindo para me salvar, acho que teria perdido minha fé”, conclui ela hoje. Um dia, em profundo desespero, ela entrou em uma igreja. Olhando para uma cruz, ela não “viu” nada, mas ouviu. Como se alguém estivesse falando com ela, ela sentiu a força de Jesus. No momento em que ela deixa a igreja, Ines sabe que “algo mudou muito de repente”.

Algum tempo depois de sua primeira conversão, Inês foi novamente confrontada com provações e incertezas. Mais uma vez, Cristo veio até ela “de uma maneira um pouco diferente da primeira vez, que foi muito bonita e muito livre”. Foi então que ela disse para si mesma: “muito ruim para meus pais”. Ela se deparou com as palavras: “Aquele que põe a mão no arado e olha para trás não é digno do Reino de Deus”, o que resolveu tudo para ela. “Nós não cortamos laços, mas não é fácil. O relacionamento com sua família, ainda muçulmana praticante, é complicado. Ines reza todos os dias por sua conversão, assim como a de todos os muçulmanos. O senso de comunidade que é característico do cristianismo, ela o vive com seus amigos e sua capelania. “Esta alegria de compartilhar a fé com os irmãos, a comunhão dos santos que permite o vínculo”, ela não tinha no Islã, “uma religião bastante individualista”.

Uma leitora da vida dos santos

Hoje, Ines lê regularmente a vida e os escritos dos santos. Ela confia que encontra “uma riqueza inestimável” nos escritos de Santo Afonso de Ligório. “Acho que ele me tocou porque minha relação com as provações é sempre muito complicada”. Este santo a ajudou a aceitar que “não se escolhe as cruzes”, e que “é através das cruzes mais dolorosas que se é mais santificado”. Inês testemunha: “É muito difícil dizer com perfeita unidade de coração, Senhor, obrigado por este sofrimento, porque me aproxima de Ti se o utilizo bem”.

Seu Evangelho predileto? O Evangelho de São João, “de uma beleza que acho extraordinariamente perturbadora, quanto mais o leio, mais profundo ele se torna”. Inès sente que foi acompanhada por muito tempo por Santa Teresinha do Menino Jesus. Inês aprende de sua vida uma grande lição sobre santidade. Ela exclama: “Santa Teresinha, ela é tão perfeita! Que dificuldade espiritual ela poderia ter em sua vida? Atrás da aparência “um tanto suave”, de fato é uma vida interior de imensa magnitude, “apenas mais escondida porque está muito mais no mistério de Deus”, diz ela.

Tendo ouvido em sua família que “os católicos são pagãos que rezam aos santos”, ela encontra, no entanto, um grande apoio espiritual em sua jornada. Diariamente, Ines nota uma multidão de “pequenos sinais extremamente marcantes”, mas também certos textos na leitura diária que se mostram “extraordinariamente ajustados” ao que ela está experimentando.

Tags:
ConversãoMuçulmanosTestemunho
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia