Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 23 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

O Papa nos pergunta: estou orando ao Espírito Santo?

Papa Francisco na audiência geral de 22 de fevereiro de 2023 convida a orar ao Espírito Santo

ANDREAS SOLARO | AFP

Kathleen Hattrup - publicado em 23/02/23

"Perguntemo-nos, cada um de nós, se estamos nos abrimos a essa luz, se estamos dando espaço a Ele…"

Na sua série de audiências sobre a partilha da mensagem de Jesus com os outros, o Papa Francisco enfatizou nesta quarta, 22 de fevereiro, que é somente o poder do Espírito Santo que permite que o Evangelho seja compartilhado:

“Quando Jesus diz aos seus discípulos – e também a nós – ‘Ide!’, Ele não está apenas comunicando uma palavra. Não. Ele comunica ao mesmo tempo o Espírito Santo, porque é somente graças a Ele, graças ao Espírito, que podemos receber a missão de Cristo e realizá-la”.

O Papa então nos lançou uma pergunta muito concreta: estamos pedindo ajuda ao Espírito Santo?

“Perguntemo-nos, cada um de nós, perguntemo-nos se nos abrimos a essa luz, se estamos dando espaço a Ele: invoco o Espírito? Cada um de nós pode responder no seu próprio interior. Quantos de nós oramos ao Espírito?

‘Não, Padre, eu rezo a Nossa Senhora, rezo aos santos, rezo a Jesus, às vezes rezo o Pai-Nosso, rezo ao Pai…’

‘E o Espírito Santo? Você não reza ao Espírito Santo, que é aquele que move o seu coração, que lhe traz consolação, que lhe traz o desejo de evangelizar, de fazer missão?’

Eu me deixo guiar por Ele, que me convida não a me fechar em mim mesmo, e sim a levar Jesus, a testemunhar o primado da consolação de Deus sobre a desolação do mundo?”.

O Papa convidou-nos a pedir a intercessão de Nossa Senhora, “que bem compreendeu” a necessidade de abrir-se ao Espírito Santo, para que ela “nos ajude a compreender” também.

Oração de Quaresma ao Espírito Santo

Nas suas saudações aos vários grupos de peregrinos no final da audiência, o Papa reiterou esta necessidade.

Ele convidou os fiéis de língua espanhola a rezarem com frequência ao Espírito Santo, “para que nos ilumine e nos ajude a dar testemunho da primazia de Deus em nossa vida – Deus que nos ama e nos consola, vencendo toda desolação”.

Dirigindo-se aos fiéis de língua árabe, Francisco sugeriu mais algumas práticas quaresmais: juntamente com eles, convidou todos nós a dedicarmos tempo às leituras da Missa, “renovando a nossa relação com a Palavra de Deus”, assim como a meditar sobre a Via Sacra.

Tags:
Espírito SantoEspiritualidadeOraçãoPapa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia