Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 20 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Deixe-se guiar por Maria neste mês de maio

VIRGIN

bostoncatholic | George-Martell-CC-BY-ND-2.0

Annabelle Moseley - publicado em 02/05/23

A experiência única e sagrada de nossa Mãe Santíssima é uma bússola perfeita para a nossa jornada

A Igreja Católica dedica o mês de maio à Maria. A experiência única e sagrada de nossa Mãe Santíssima e a profunda sabedoria são uma bússola perfeita para nossa jornada nesta terra. Por isso, deixemos que Nossa Senhora nos conduza a Jesus e ao nosso tão almejado destino: o céu.

Confira estas dicas e deixe-se guiar por Maria neste mês de maio e em todos os outros.

Dica #1

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Pense em como você pode ser a serva ou o servo do Senhor. As obras de misericórdia corporais e espirituais serão um grande guia para você nesse sentido. Para servir bem a Nosso Senhor, comece em sua própria casa, tentando não se ressentir com os trabalhos (tanto físicos quanto emocionais) que, às vezes, podem fazer você se sentir como um servo em sua própria casa. Mais uma refeição para cozinhar, um item para consertar, reclamação para resolver… mais um momento de paciência, mais uma palavra gentil devolvida quando seu instinto pode ser de resmungar… ofereça cada um desses momentos como um ato de amor ao Senhor.

Dica #2 

“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47).

Contemple a palavra “glorifica” e pergunte-se: como a sua alma pode glorificar a grandeza de Nosso Senhor? Que dom você recebeu que pode oferecer para a maior glória de Deus, em vez de para seu próprio crédito? Você segue os ensinamentos de Cristo? Suas ações falam de Deus?

Que alegria você precisa injetar em sua vida espiritual? Como você pode ser alegre em sua jornada para o céu ?

Uma maneira de viver a alegria no Senhor neste mês é manter um diário de gratidão. Comece pequeno e sem pressão, decidindo fazer o diário apenas para o mês de maio. Guarde este pequeno diário em frente a uma imagem de Maria como sinal de que você está empenhado nessa tarefa em honra dela. Todos os dias, comprometa-se com apenas uma a três frases e, quando você o ler no final do mês, será um tesouro. Você notará que quanto mais gratidão cultivar, mais se alegrará!

Dica #3 

“Fazei o que ele vos disser” (João 2,5).

Esteja pronto para fazer a vontade de Deus. Ouça em oração quieta e silenciosa o que Deus quer de você. Como Nossa Senhora, pondere tudo em seu coração. Pergunte a si mesmo como você pode ser mais obediente às palavras de Nosso Senhor nas Escrituras. 

Quando você sentir que tem dificuldade em ouvir o que Jesus está lhe dizendo, reserve um tempo para fazer perguntas a Ele em oração. Você encontra respostas para o que Ele está lhe pedindo lendo a Bíblia, seguindo os Mandamentos, as Bem-aventuranças, as Obras de Misericórdia e consultando o Catecismo?

Dica #4

“Rezem o Rosário todos os dias para obter a paz para o mundo” – Nossa Senhora de Fátima.

Lembre-se de que a paz para o mundo que Nossa Senhora descreve começa em seu próprio coração e em seu lar. O Rosário é projetado para ser repetitivo e meditativo por uma razão: isso nos desestressa enquanto oramos. Quando rezamos o Rosário diariamente, descobrimos que ele é muito mais pacífico e calmante do que qualquer nova moda de exercícios ou mantra relaxante.

Pergunte-se: eu rezo o Rosário todos os dias? Sabendo que a Igreja aprova plenamente Fátima e declara que a própria Nossa Senhora nos pediu para “rezar o Rosário todos os dias”, como posso justificar a não obediência à minha Mãe Celestial? Sabendo que ela não nos pediria algo sem que isso nos trouxesse grandes graças, como posso reorganizar propositalmente minha vida para incluir nela um Rosário diário? Quais são algumas maneiras criativas de fazer isso acontecer?

Dica #5

“Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, especialmente quando fizerdes um sacrifício: ‘Ó Jesus, isto é por amor a Vós, pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria'” – Nossa Senhora de Fátima.

Tente imprimir esta citação de Nossa Senhora em um pequeno pedaço de papel e cole-o dentro de um dos armários mais utilizados na cozinha. É um lembrete para você fazer um pouco de sacrifício. Então, renuncie a um lanche ou a uma guloseima favorita e ofereça isso como sacrifício.

Valorizando suas palavras de sabedoria, celebre Nossa Santíssima Mãe de forma sagrada neste mês. Comece ou continue suas Devoções dos Primeiros Sábados, por exemplo.

Procure chegar à mais cedo Missa e receber a Comunhão na Festa de Nossa Senhora de Fátima: sábado, 13 de maio.

Como um presente para Nossa Senhora, tente rezar uma Hora Santa guiada de orações para cobrir nossa Mãe Santíssima com amor. 

Nossa Senhora, rogai por nós!

Tags:
DevoçãoMariaNossa Senhora
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia