A tragédia aconteceu na praia de Vaccarizzo, na província de Catânia, onde as irmãs passavam um dia de convivência comunitária no Villaggio Delfino. Algumas religiosas entraram no mar e permaneceram próximas à margem, mas as ondas estavam extremamente fortes. Em poucos instantes, elas foram arrastadas pela correnteza e começaram a se afogar.
Ao perceber o perigo, irmã Nadir entrou imediatamente na água ao lado da irmã Gessica para tentar salvar as companheiras. A religiosa conseguiu ajudar as irmãs em dificuldade e levá-las de volta em direção à praia. Irmã Gessica conseguiu retornar à margem, mas irmã Nadir não voltou mais à superfície.
Segundo as primeiras reconstruções do caso, durante o resgate a religiosa de 45 anos teria ingerido uma grande quantidade de água. Exausta, perdeu as forças e depois a consciência, sem conseguir se salvar. As tentativas de reanimação foram inúteis.
Quem era Irmã Nadir
Irmã Nadir era priora local da comunidade das Carmelitas na Itália e atuava na paróquia São João Batista, em San Giovanni la Punta. Sua morte provocou profunda emoção entre religiosos, sacerdotes e fiéis.
O Vatican News definiu sua partida como “uma vida doada por amor”, destacando que sua trajetória foi marcada pela autenticidade, radicalidade evangélica e intensa busca de Deus.
Monsenhor Bruno Lins, que acompanhou espiritualmente a religiosa durante muitos anos, afirmou que irmã Nadir “não era uma pessoa de meios-termos”, mas alguém incapaz de viver superficialmente a fé. Sua vida, segundo ele, foi marcada por uma sede profunda de verdade, mesmo em meio às lutas e sofrimentos.
Em nota oficial, as Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo escreveram:
“Com profunda dor, mas sustentadas pela esperança da fé pascal, anunciamos o falecimento de nossa amada irmã Nadir Santos da Silva.”
A congregação também agradeceu pelo testemunho deixado pela religiosa:
“Agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, por sua presença entre nós e por toda a sua dedicação ao Instituto, à Igreja e à missão de colaborar para a salvação das almas. Seu empenho, seu testemunho e seu amor permanecerão vivos em nossos corações.”
A Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, onde irmã Nadir também exerceu missão, recordou sua simplicidade, dedicação e testemunho de fé. Uma Missa em sufrágio por sua alma foi celebrada no Convento Nossa Senhora do Carmo.
Nas redes sociais, inúmeros católicos passaram a compartilhar mensagens afirmando que irmã Nadir viveu literalmente as palavras de Cristo:
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos.” (Jo 15,13)
Para muitos fiéis, sua morte não representa apenas uma tragédia, mas um testemunho radical de caridade cristã — uma vida entregue até o fim.









