separateurCreated with Sketch.

Como interpretar os salmos que falam de violência e morte

Rei Davi, pai de Absalão

Rei Davi

whatsappfacebooktwitter-xemailnative
Philip Kosloski - publicado em 02/06/26
whatsappfacebooktwitter-xemailnative
Como um cristão deve interpretar os Salmos que se regozijam pela morte e violência contra outras pessoas? O que você deve fazer?

Embora os Salmos geralmente apresentem belas imagens de uma alma unida a Deus, eles também podem incluir algumas imagens perturbadoras de violência e morte. Por exemplo, o Salmo 137 diz: "Bem-aventurado aquele que agarra seus filhos e os esmaga contra a rocha" (Salmo 137, 9). Como devem ser interpretados?

Um momento! A Bíblia acaba de aprovar o assassinato de crianças inocentes? Isso não me parece muito "cristão"!

Fora de contexto, esse versículo em particular é muito perturbador e parece contradizer toda a fé cristã. Como um cristão deve interpretar esta e outras passagens semelhantes?

Poemas espirituais

Em primeiro lugar, deve-se notar que os salmos devem ser lidos levando em conta seu gênero literário. O Catecismo da Igreja Católica explica claramente quando fala da intenção do autor:

Para descobrir a intenção dos autores sagrados, o leitor deve levar em conta as condições de sua época e sua cultura, os gêneros literários em uso naquele momento e os modos de sentir, falar e narrar vigentes na época.

"Porque a verdade é que a verdade se apresenta e se expressa de maneira diferente nos diversos tipos de escrita histórica, nos textos proféticos e poéticos, e em outras formas de expressão literária" (CEC 110).

Os Salmos não pretendiam ser um relato histórico dos acontecimentos, nem foram concebidos como um tratado teológico. Muitas vezes, os Salmos simplesmente destacam as lutas do coração humano, como o Catecismo explica mais adiante:

"As múltiplas expressões de oração dos Salmos tornam-se realidade viva tanto na liturgia do templo como no coração do homem. Seja um hino ou uma oração de desamparo ou de ação de graças, de súplica individual ou comunitária, de canto real ou de peregrinação, ou de meditação sapiencial, os salmos são o espelho das maravilhas de Deus na história de seu povo e nas situações humanas vividas pelo salmista. Um salmo pode refletir um evento passado, mas é de tal sobriedade que homens de todas as condições e de todos os tempos podem realmente orar com ele."

La Caída de Babilonia, 
Apocalipsis 18,1-20. Sección quinta, escena 66. Castillo de Angers.


Levando isso em consideração, o salmista expressa claramente sua raiva feroz diante da injustiça que sofreu. O salmista se sente abatido e derrotado, e deseja que seu inimigo seja completamente derrotado. Este é um sentimento comum que muitos de nós experimentamos quando sofremos uma injustiça. Assim, podemos nos identificar com o salmista e entender a raiva que ele sente.

Ao mesmo tempo, este salmo em particular também deve ser lido em seu contexto. Imediatamente antes deste versículo, o salmista escreve:

"Desolada filha da Babilônia, você será destruída,
Bendito seja aquele que te devolve o que você nos fez!" (Salmo 137, 8)

Embora historicamente isso se referisse à Babilônia e ao eterno ódio dos judeus à nação que os escravizou, espiritualmente tem um significado secundário, que aponta para uma das razões pelas quais foi incluído na Bíblia.

A intenção do autor humano

É verdade que Deus não "se agrada com a morte do pecador", mas deseja fervorosamente a morte do pecado. Isso pode ajudar a esclarecer a passagem anterior quando se vê no versículo anterior como os "pequenos" de que o salmista fala se referem à "filha da Babilônia". A Babilônia é frequentemente associada a Satanás e ao mal na Bíblia, como aponta o livro do Apocalipse:

"Babilônia, a grande, a mãe das prostitutas e das abominações da terra" (Apocalipse 17, 5).

Nesse caso, a Babilônia tem um significado espiritual secundário que se refere ao mal, e podemos acreditar com razão que Deus busca a destruição da influência de Satanás sobre nós. Se há um inimigo neste mundo que gostaríamos de ver destruído, esse deveria ser o diabo e seus filhos demoníacos.

Como os Salmos foram escritos na forma de poesia, uma variedade de interpretações e significados é aceitável, já que nunca se pretendia que fossem um "catecismo" de teologia moral. Eles contêm os escritos de um indivíduo inspirado, que capturou seus sentimentos sinceros. Podemos aprender muito com os Salmos, mas devemos sempre ter em mente a intenção original do autor.

Newsletter
Você gostou deste artigo? Você gostaria de ler mais artigos como este?

Receba a Aleteia em sua caixa de entrada. É grátis!

Tags: