Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 18 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Seis sugestões para ser menos orgulhoso

pride

Shutterstock

Edifa - publicado em 15/11/19

O orgulho envenena a alma. Ter consciência da gravidade do seu orgulho é um bom começo, mas é muito importante se livrar desse pecado capital. Esses poucos métodos devem ajudar a cada um a superar esse "capitão" dos pecados mortais

“Deus resiste aos soberbos” (Tg 4,6), diz a Escritura. São João Cassiano observa que esta resistência de Deus não existe para outros pecados: “Que grande mal é o orgulho por merecer ter como adversário não um anjo, nem outras virtudes opostas, mas ao próprio Deus! ». De fato, “o orgulho ataca Deus em pessoa” e é muito importante lutar contra ele.

Desejar a humildade

O orgulho é expulso pelo seu oposto: a humildade. No entanto, uma virtude é adquirida através de uma sucessão de pequenos actos. Mas a pior humilhação – a mais fértil – é aquela que não se escolhe…

Se familiarizar com Deus

É possível fazer isso de várias maneiras: ser “ruminante” da Palavra de Deus (Jo 15,3), praticar o culto silencioso e gratuito, onde simplesmente se está com Ele, sem dizer nada, sem fazer nada…

Cultivar a discrição

Devemos procurar ser discretos e aprender a dar em segredo, sem que ninguém saiba (Mt 6,1-4). Digamos que uma vez por dia. Se você tende a ser mais generoso quando caminha com amigos, faça uma resolução para dar o mesmo e tão frequentemente aos pobres quando estiver sozinho.

Aceitar emoções e saber rir de si mesmo

A pessoa independente que controla tudo deve primeiro aprender a depender de si mesmo, especialmente de seu corpo e emoções.

Reconhecer suas dívidas

O independente pode entrar suavemente na dependência através do elogio, ou seja, o reconhecimento (no duplo sentido da palavra) de tudo o que recebe.

Não dar nada à auto-estima

Como Jesus Cristo dá a sua vida (o seu dinheiro, o seu tempo, a sua amizade, o seu amor, etc.) para valorizar a vida dos outros.

Padre Pascal Ide et Luc Adrian

Tags:
PecadoVirtudes
Top 10
Ver mais