Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 18 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Como responder às perguntas daqueles que não crêem em Deus?

CONVERSATION

Shutterstock

Edifa - publicado em 03/12/19

Muitas vezes acontece que alguém, quando descobre que você é crente, vem fazer perguntas, especialmente se você dá o exemplo de alguém que aplica na prática o que crê. Aqui apresentamos algumas dicas se você não se sente bem preparado para responder a essas solicitações

Sente que é normal que as pessoas se dirijam a você. A revelação cristã é transmitida de pessoa a pessoa. Acaso o Senhor Jesus não enviou Seus discípulos para proclamar Suas Boas Novas a todas as nações? Você está convencido disso, mas está incômodo. Esse desconforto pode ter duas causas: uma pode vir de você, a outra do questionador. Ou você não sabe que atitude adotar, ou a atitude da pessoa que lhe pergunta não é clara.

O que tem aquele que faz a pergunta?

É melhor falar sobre o questionador do que sobre a pergunta porque qualquer pergunta é boa de fazer, mas dependendo do estado de espírito da pessoa que a faz, ela muda radicalmente de natureza. É para saber ou para armadilhar? Jesus experimentou isso. Podemos aprender com a atitude dele uma lição para o nosso comportamento. Jesus é confrontado a dois tipos de interrogadores. E já, nas suas perguntas, podemos ver o que eles esperam. Há aqueles para quem a resposta é importante, e aqueles para quem não importa.

Jesus não hesita em responder e a sua resposta é propensa a iluminar aquele que a pediu. Quando João Batista perguntou a Jesus: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar por outro? “(Lucas 7:19); quando os discípulos pedem a Jesus o significado das parábolas (Lucas 8:9); quando um jovem lhe pergunta sobre a vida eterna e como ter acesso a ela (Mateus 19:16). O mesmo vale para o homem de leis que quer le testar porque está à procura de provas satisfatórias para se converter. Jesus lhe conta a parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:25). Em todos estes casos, aqueles que fazem a pergunta estão claramente à espera de uma resposta. E esta resposta pode mudar as suas vidas.

Seguir o exemplo de Jesus

Jesus é extremamente cauteloso com aqueles cujas intenções são ambíguas. O Rei Herodes quer ver milagres. “”Dirigiu-lhe muitas perguntas, mas Jesus nada respondeu.” (Lucas 23:9). Por sua conta e risco, ele permanece absolutamente silencioso. Há aqueles que querem ver um sinal. Jesus, que no entanto realizou muitos milagres, não lhes satisfez. Ele sente que, mesmo que vejam um sinal, não vão mudar de vida: “Tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite algum dos mortos” (Lc 16, 31). Ele os reenvia de volta à Fé porque mesmo uma boa resposta, muito clara, não dispensa da Fé.

Quando ele sente a armadilha, ele é intratável com aqueles que não estão esperando nenhuma resposta. Assim, quando os defensores da autoridade religiosa do momento lhe perguntam com que autoridade ele atua, Jesus quer iniciar um diálogo com eles. Eles não aceitam. Então Jesus disse que Ele também não vai responder (Lucas 20:8). E pior ainda, quando as pessoas se reúnem para “o surpreender em palavra” com a delicada questão de pagar ou não impostos, Jesus sente a armadilha e coloca outra. Ele lhes disse: “Por que me tentais, hipócritas?” (Mateus 22:18). E Ele responde enviando os de volta a si mesmos.

Qual deve ser a nossa atitude?

CONVERSATION
Shutterstock

Também nós temos de aprender a resolver questões que visam unicamente desestabilizar ou nos tornar em ridículo em público, e aquelas que são um chamamento. Por muito que aqueles que fazem estas perguntas devam ser respeitados, é muitas vezes inútil participar numa discussão que só conduzirá à divisão. Talvez o autor da pergunta esteja a fazer uma pergunta real. Seria uma pena desperdiçar isso. Mas talvez este não seja o momento certo nem o lugar certo para responder. Mas ainda existe a oração. O uso da ação do Espírito Santo é melhor do que polêmicas estéreis.

Em todas as outras situações, devemos estar prontos para nos enfrentar e não esquecer estas fortes palavras do Senhor: “Quem vos ouve a mim ouve” (Lc 10, 16); “Quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim” (Jo 13, 20). Quando falamos com alguém que nos questiona sobre a nossa Fé, não é sobre nós, mas é sobre Ele que devemos falar! Aquele que nos enviou, e Aquele que me interroga. Devemos rezar em nossos corações e dizer: “Senhor, seja você quem fala, e não eu! »

Não são os nossos argumentos que vão funcionar

Nós somos apenas instrumentos usados pelo Espírito de Deus. O instrumento será perfeito no caso de ser dócil e humilde. Ele deve ter infinito respeito pelo buscador, pelo falante. Foi o Senhor que começou a falar com ele. A única coisa que nos é pedido é que atiremos galhos a uma fogueira que não temos acesa. É por isso que é inútil multiplicar os argumentos, como se a Fé fosse a conclusão necessária de um pensamento. É por isso que o testemunho do nosso apego a Cristo é muitas vezes melhor do que uma demonstração.

Além disso, o que pode dizer um apaixonado a quem lhe é pedido que dê conta do seu amor? “Porque é que amas? O que é o amor? Há amor?” Ele pode demonstrar alguma coisa? O que quer que ele diga, se não: “Eu amo! O amor mudou a minha vida. Desejo que ames. Desejo que sejas tocado pelo amor de que és amado!”

Somos mensageiros

As verdadeiras perguntas que precisam ser respondidas são muitas vezes agressivas. Temos de trabalhar para garantir que não sejamos afetados pelo tom da pergunta. O que importa é o interrogador, a sua angústia, o seu desejo. O que importa é o Senhor que espera que o seu filho o acolha. Nós somos os intermediários, os mensageiros enviados para a encruzilhada para convidar os desamparados, os feridos, os violentos para banquete de boda, onde eles pertencem.

Outra atitude do servidor que fala em nome de seu mestre, diferente daquela de quem quer impor suas idéias. O primeiro é humilde. Ele sabe que tem uma missão com um risco considerável em jogo. O outro se faz odioso por sua presunção. O primeiro tem apenas um desejo em mente: que o convite do mestre não seja recusado. Ele está pronto para fazer qualquer sacrifício para ser ouvido. O outro se preocupa mais em ser brilhante e se sair bem diante de uma situação difícil. É vaidade.

O sinal que Deus nos envia

Se alguém lhe perguntar sobre a sua Fé, exulte! É um sinal. O Senhor manda você para Ele. “Não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa, porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer” (Lucas 12:11). Não se preocupe com o que você vai dizer, mas se preocupe em amar realmente o Senhor e amar aquele que o Senhor coloca em seu caminho. Da qualidade da sua presença depende a realidade da presença do Senhor. Ele fará o resto.

Frei Alain Quilici

Tags:
evangelhoIgrejaJesusTestemunhoVida Cristã
Top 10
Ver mais